Pular para o conteúdo

Esqueceu Qual A Senha Do Cartão Nubank? Saiba O Que Fazer

Qual A Senha Do Cartão Nubank

Preencha seus dados abaixo para saber mais sobre os cartões de crédito:

A senha de oito dígitos é uma senha alfanumérica, isto é, composta por números e letras, usada somente para acessar o app Nubank.

Para as compras no cartão de crédito Nubank ou débito (e outras transações bancárias, como transferências e Pix) é preciso usar outra senha, desta vez uma senha de quatro dígitos, sendo estes somente números. Essa senha é chamada pelo app de “Pin”.

Tanto a senha de oito dígitos quanto a senha de quatro, o Pin, são criadas pelo cliente na hora de realizar o cadastro no aplicativo.

Agora já sabemos a razão de ter duas senhas diferentes e já entendemos que a senha de oito dígitos é usada apenas para fazer o login no aplicativo do Nubank, e consequentemente, a senha de quatro dígitos é a senha que será usada para o cartão.

Outra coisa que nem todos sabem é que dá para utilizar o cartão sem precisar digitar a senha na maquininha. O Nubank usa a tecnologia contactless (sem contato), que permite compras por aproximação. Dessa forma, o cartão não precisa de senha para compras de até R$200,00.

Quantos dígitos tem a senha do cartão Nubank?

Como vimos anteriormente, a senha do cartão Nubank é composta por quatro dígitos, sendo estes somente números.

Para não esquecer novamente, lembre-se que a senha do cartão é aquela que tem apenas números, já que a maquininha não tem teclado de letras.

Já a senha de login do aplicativo Nubank, que será usada no smartphone com teclado de letras à disposição, é a maior, alfanumérica, isto é, composta por letras e número com oito dígitos.

A senha do cartão Nubank é a mesma do aplicativo?

A senha do cartão de crédito não é a mesma do aplicativo. Existem duas senhas distintas, uma para acessar o app Nubank e outra para realizar as transações bancárias, ou utilizar o cartão físico.

A senha para acessar o app Nubank é alfanumérica, ou seja, é formada por letras e números e possui oito dígitos. Essa senha deve ser utilizada para fazer login na conta pelo app. Já a outra senha é usada para efetuar as transações, como transferências, Pix, pagar contas e assim por diante. 

Essa senha de quatro dígitos deverá ser informada a cada operação realizada no app Nubank. É ela que autentica a identidade do cliente para prosseguir com a operação e finalizar a transação.

Esqueci minha senha do cartão Nubank. O que devo fazer?

É possível descobrir qual é a senha de quatro dígitos do cartão Nubank, diretamente no app. Veja como fazer no passo a passo abaixo:

  1. Abra o app Nubank instalado no celular;
  2. Clique no desenho da engrenagem, ao lado do nome do titular do cartão, lá no alto da página principal, à direita, e abra o menu;
  3. Clique na opção Perfil;
  4. Vá em Consultar senha de 4 dígitos;
  5. Digite a senha de 8 dígitos;
  6. Pronto. A senha aparecerá na tela.

Agora, caso aconteça do usuário esquecer a senha de oito dígitos, o caminho é diferente. É preciso fazer login no app usando o CPF e clicar em “Esqueci minha senha”.

Um e-mail com hyperlink para redefinir a senha será enviado para o e-mail cadastrado, para que assim seja criada uma nova senha de acesso.

Como trocar a senha do cartão Nubank?

Conforme consta no website oficial do Nubank, não é possível mudar a senha do roxinho. Mas, dependendo do motivo que tenha levado o usuário a pensar em trocar a senha do cartão, é possível resolver de outra maneira.

Por exemplo, caso a pessoa se esqueça dos quatro dígitos, há como consultar no próprio aplicativo. Ensinamos como fazer isso anteriormente neste mesmo artigo.

Basta abrir o app Nubank, tocar no símbolo de engrenagem, que fica ao lado do nome do cliente, no alto, no canto direito da página principal, depois ir ao Perfil e entrar em Consultar senha de 4 dígitos.

O app pedirá a senha de oito dígitos e, assim que for confirmada, será mostrada a senha do cartão Nubank na tela.

Cartão Nubank não precisa de senha?

O cartão Nubank não precisa de senha para fazer compras de débito e crédito. O Nubank usa a tecnologia contactless (sem contato), que possibilita ao consumidor o conforto e segurança de comprar apenas aproximando seu cartão da maquininha.

Para ativar a função de compras por aproximação é preciso que o cartão seja inserido normalmente na maquininha para realizar a primeira compra.

A partir dessa primeira operação concluída, é possível utilizar a forma que o cliente preferir, desde que a máquina do estabelecimento tenha o recurso de aproximação a oferecer. Apenas essa primeira compra deve, obrigatoriamente, ter a senha digitada.

Para a segurança do cliente, a senha será solicitada para compras com valor acima de R$200,00, evitando assim maiores dores de cabeça caso o cartão seja perdido ou roubado.

O Nubank garante que a tecnologia contactless é segura, pois todas as compras são criptografadas e mudam a cada transação. Mas caso o cliente não se sinta totalmente seguro com esse recurso, é possível desativar essa opção.

Para desativar o recurso de compras por aproximação (contactless), é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo Nubank instalado em seu aparelho celular;
  2. Clique no símbolo da engrenagem, ao lado do nome do titular do cartão, no alto da página principal, à direita;
  3. Entre na opção “Configurar cartão”;
  4. Desative a função “Compras por aproximação (contactless)”;
  5. Pronto, o cartão não funcionará mais por aproximação e será preciso digitar a senha de quatro dígitos para efetuar qualquer compra.

Há uma dica no web site oficial do Nubank sobre o transporte público. Eles alertam que o pagamento por contactless pode acontecer mesmo estando com a função bloqueada, isso ocorre por conta do sistema das catracas, que é liberado mesmo que a transação seja recusada.

Assim, é enviada uma cobrança de compra online para o cliente. Caso aconteça algo parecido a orientação do próprio Nubank é que o cliente entre em contato com a central de atendimento para que a situação possa ser resolvida.

Conclusão

A vida corrida que levamos está inserida no contexto de senhas e mais senhas, por isso é normal esquecer algumas delas. No caso dos cartões de crédito o cuidado precisa ser redobrado, pois é a senha que vai autorizar a transação.

E além desta, outra senha, dessa vez uma alfanumérica, é usada para fazer login no app e administrar a conta, as operações e o cartão. A nossa dica é para que essa informação seja mantida em um local seguro, para que outras pessoas não usem de maneira indevida.

Lembrando que caso o cliente não queira inserir a senha na hora de pagar com a maquininha, ele pode optar pelo pagamento por aproximação, uma forma segura e eficaz.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possuo vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, porventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no web site oficial do órgão provedor dos serviços.