Perdi O Cartão Magazine Luiza. O Que Fazer? 

“Perdi o cartão magazine luiza, e agora?”. Essa pergunta é muito comum, principalmente por parte de clientes que tiveram acesso recente ao benefício mas, por alguma razão, não sabem como proceder em caso de perda. A boa notícia é que, em casos assim, existem mais de uma forma de você recuperar o seu cartão.




A Magazine Luiza é uma das maiores empresas do Brasil do setor de varejo e possui soluções digitais sofisticadas para seus clientes, facilitando o processo de aquisição de produtos. Por meio do aplicativo da loja virtual, você pode fazer compras pelo seu smartphone, de qualquer lugar e a qualquer hora.

O cartão da Magazine Luiza, assim como o seu aplicativo oficial, é mais uma opção de serviço que corresponde às diretrizes do que a empresa sempre almejou fazer: boa interação com o usuário e processos intuitivos. A integração entre o app e o cartão também é um diferencial, por conta do monitoramento nas transações.

A solicitação do cartão pode ser feita pelo próprio aplicativo, ou por contato direto com a central de atendimento da Magazine Luiza. Sem anuidade e com cashback, a bandeira do cartão é a Visa e conta também com a parceria do Itaú Unibanco. Existe uma série de benefícios que ainda podem ser aproveitados.

O fato é que a perda do cartão de crédito da Magazine Luiza colabora diretamente para a necessidade de novos serviços financeiros, por parte dos consumidores, que cada vez mais estão adaptados ao uso de cartões para organizar suas finanças pessoais. A preferência ainda é pelo dinheiro, no entanto.




De acordo com uma pesquisa realizada há três anos, pelo Banco Central, por mais que o dinheiro ainda esteja em primeiro lugar como um meio de pagamento, o uso de cartões está ganhando uma parte cada vez mais rotineira na vida dos brasileiros.

Ainda de acordo com a pesquisa, 51,5% das pessoas entrevistadas utilizam o cartão de débito para fazer suas compras, enquanto 45,5% dão preferência ao modelo de crédito. O setor de varejo é um dos mais recorrentes para o consumo por meio de cartões, o que acaba justificando essa inovação implementada pela Magazine Luiza.

Com os novos padrões de consumo, as pessoas acabam usando a Internet como um aliado para as suas compras, devido a facilidade de navegação que existe em plataformas como a da Magazine Luiza, onde podem ser encontrados diversas opções de produtos.

Para conseguir ter o cartão, a pessoa deverá comprovar uma renda mínima de R$800,00 por mês. As etapas para solicitação são simples e não demandam muito tempo do cliente. Após o fornecimento dos dados pessoais e da apresentação de documento com foto, é feita uma análise de crédito, para definir se o cartão pode ser liberado e qual será o limite oferecido.

Caso o cliente venha a perder o cartão, posteriormente, existem algumas medidas que podem ser tomadas para recuperação. A equipe interna da Magazine Luiza é treinada para achar soluções para todos os casos, independente da razão da perda. Confira abaixo, com mais detalhes, sobre como prosseguir nesses casos.

Perdi O Cartão Magazine Luiza. O Que Fazer? 

Perdi O Cartão Magazine Luiza. O Que Fazer?

Perdi O Cartão Magazine Luiza. O Que Fazer? (Fonte: Central de Atendimento Magazine Luiza)

Perder um cartão não é algo fácil, afinal, boa parte do controle financeiro que fazemos vem do seu uso. Com os benefícios oferecidos pela Magazine Luiza, o cuidado para não perder o cartão deve ser redobrado, ainda que seja passível de acontecer. Mas agora, se eu perdi o cartão Magazine Luiza, o que devo fazer?




Primeiramente, deve-se deixar claro que ao perder um cartão, seja ele de débito ou crédito, existem alguns princípios básicos que qualquer consumidor deve ter para solucionar o seu problema. As principais causas costumam ser por perda, devido a algum motivo relacionado a falta de atenção, roubo ou furto.

Em todo caso, ao perceber que o seu cartão não está mais em mãos, o primeiro passo a ser tomado é solicitar o seu bloqueio ou cancelamento. Isso não serve apenas para os cartões da Magazine Luiza, mas para praticamente todas as bandeiras disponíveis atualmente no mercado.

Essa medida deve ser feita com a administradora do cartão e precisa estar acompanhada de outros dois pontos muito importantes, caso contrário, você poderá atrasar o processo: deixar anotado o número de protocolo, pois é algo exigido constantemente em casos como este, e solicitar um comprovante de bloqueio ou cancelamento.

Tomar esse tipo de ação para si é uma medida de segurança, pois caso o cartão seja encontrado por alguém mal-intencionado, o prejuízo tende a ser bem maior. Com o bloqueio ou cancelamento, esses riscos diminuem, pois a administradora do cartão tomará as devidas providências para não prejudicar o consumidor.

Esse é um direito garantido e deve ser aproveitado assim que uma situação de perda aconteça. Para evitar problemas como este, algumas dicas podem ser levadas em conta, tais como:

  • Evite deixar os números do seu cartão (senha, número de identificação e de segurança) anotados em lugares fáceis de serem encontrados, como carteiras;
  • Não coloque senhas que sejam muito óbvias, como data de nascimento ou em referências familiares, pois isso pode causar maiores problemas caso alguém pegue o seu cartão para uso indevido;
  • Se tiver qualquer dúvida em relação ao funcionamento, consulte sempre a central de atendimento do seu cartão. É o canal mais confiável para conseguir informações de uso;

O mais seguro, portanto, é entrar em contato com a prestadora do seu cartão, nesse caso, a central de atendimento da Magazine Luiza. Por sorte, a realidade atual demanda o uso de tecnologia para resolver certos problemas que seriam mais difíceis de serem solucionados antigamente.

Como uma das maiores redes varejistas do país, a Magazine Luiza irá fornecer um atendimento personalizado para que a segunda via do cartão seja disponibilizada o quanto antes. Para tal, é cobrada uma pequena taxa (R$9,90) que cobre alguns operacionais da segunda via.

Por meio da página inicial do site, o usuário pode acessar diretamente a aba “Cartão Luiza” e tirar todas as suas dúvidas sobre o que fazer em caso de perda do cartão, além de outros serviços disponíveis na plataforma.

Recuperar o seu cartão possibilita a checagem da fatura do cartão, o tarifário de todos os cartões da Magazine Luiza e os contratos dos cartões. Este último, inclusive, é uma ótima oportunidade para você consultar, de maneira online, sobre quais são as cláusulas envolvidas no contrato do cartão da Magazine Luiza.

Na parte em que explica sobre a perda cartão, por exemplo, a empresa comunica que o aviso precisa ser imediato, pois só dessa forma eles poderão bloquear o seu cartão, assim como todas as transações feitas nas últimas 48 horas, que não tenham tido a sua autorização prévia.

Da mesma forma, o contrato faz uma diferenciação sobre quais são as situações permitidas, caso você queira cancelar o cartão e em quais casos eles podem cancelar. Confira como é feita essa divisão:

Se você quiser cancelar:

  • Entrar em contato com o emissor, via canais de comunicação da Magazine Luiza;

Quando eles podem cancelar:

  • Quando não houver o pagamento mínimo, na data de vencimento, da fatura do cartão;
  • Não utilizar o cartão durante 6 meses consecutivos;
  • Utilizar o cartão fora das regras previstas em contrato;
  • Falecimento do titular;
  • Utilização indevida, como por exemplo, transações em estabelecimentos comerciais do qual o titular é sócio;
  • Ao ser informado sobre possíveis irregularidades no seu CPF e as mesmas não forem resolvidas;

É muito importante se informar sobre todas as variáveis que existem sobre a perda do cartão Magazine Luiza, uma vez que o seu caso será analisado individualmente e deve estar de acordo com as políticas internas da empresa.

Por isso, não se esqueça: a perda do seu cartão pode gerar muita dor de cabeça, portanto, economize tempo entrando em contato logo após o ocorrido, de forma que facilite a resolução do seu problema.

Como Falar Com Magazine Luiza Sobre Cartão Perdido?

Os canais de atendimento da Magazine Luiza são a principal via de comunicação para ter informações relevantes. Se você for um cliente, como falar com a Magazine Luiza sobre um cartão perdido? O processo será burocrático e cheio de etapas a serem cumpridas, dificultando a experiência do usuário com os serviços oferecidos?

Muito pelo contrário. A Magazine Luiza é uma empresa que investe há muitos anos na melhoria de suas tecnologias e tem como principal case de sucesso a Lu, inteligência artificial que atua como influencer digital da marca, sendo a principal ponte entre a Magazine Luiza e o cliente.

No entanto, para informar sobre a sua perda de cartão da Magazine Luiza, o contato não será feito com a Lu. Por mais que ela seja uma solução para automatizar as demandas dos clientes, a Magazine Luiza possui uma área específica e especializada para atender pedidos de perda, roubo ou furto de seus cartões.

Existem duas formas de você entrar em contato para comunicar a perda de seu cartão. A primeira é pelo telefone da Central de Atendimento, disponível para capitais e regiões metropolitanas, cujo número é 3003-3030. Para demais localidades, o número será o 0800-720-3030.

Se estiver com dificuldades de contato, o site da Magazine Luiza poderá te ajudar com mais informações. Veja como fazer isso a partir desse passo a passo:

  • Entre no site atendimento.magazineluiza.com.br
  • Na tela que vai aparecer no seu computador ou celular, terá uma sessão dos “Assuntos mais procurados”;
  • Você pode tanto digitar “Cartão Luiza” ou clicar no ícone que estará aparecendo logo abaixo, entre as opções;
  • Vão aparecer algumas perguntas relacionadas ao tema. Clique em “Quais os telefones de contato do Cartão Luiza?”;

Feito isso, você terá disponível todos os números de contato da central de atendimento, que estarão divididos da seguinte forma:

  1. Central de Atendimento Cartão Luiza Mastercard
  • 3003 3030 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
  • (011) 3003 3030 (Demais Localidades – Ligação Via Celular)
  • 0800 720 3030 (Demais Localidades – Ligação Via Telefone Fixo)
  1. SAC 
  • 0800 724 4838 (Deficientes Auditivos)
  • 0800 724 4845 (SAC)
  1. Ouvidoria Corporativa do Itaú
  • 0800 570 0011

Como é possível perceber, existem diferentes meios para entrar em contato com a Magazine Luiza e informar sobre o seu problema de perda do cartão.

Dessa forma, além de resolver o problema da sua segunda via, você terá acesso aos principais pilares que diferenciam a comunicação da empresa: proximidade com o cliente.

Após levantar todas as informações recebidas, a Magazine Luiza irá te atualizar frequentemente sobre o status da sua segunda via do cartão. Também existe a opção de você acompanhar por conta própria, sendo possível acompanhar o status do cartão solicitado.

O prazo médio para que a entrega da sua segunda via do cartão seja feita é de 15 dias úteis, contados a partir da solicitação. É preciso ter atenção em relação ao endereço que está cadastrado para recebimento, além de uma pessoa maior de 16 anos para o recebimento.

Seguro Cartão Por Perda Ou Roubo Do Magazine Luiza

Outra vantagem que o cartão do Magazine Luiza oferece aos seus clientes é a possibilidade de adquirir o seguro cartão por perda ou roubo. Essa é mais uma indicação de segurança para quem deseja ter mais conforto e evitar problemas na hora de obter o serviço disponibilizado do Cartão Luiza.

O seguro oferece uma proteção adicional ao cliente, uma vez que consegue cobrir despesas e saques que possam ser identificados como indevidos. Isso pode acontecer em diversas situações, como por exemplo, se tentar passar um valor muito acima do normal, em relação a média de gastos de cada usuário.

O programa Cartão Superprotegido também garante a cobertura de roubos ou furtos qualificados, ou seja, caso você perca bens pessoais além do cartão, no momento em que houve a perda, terá a reposição desses mesmos bens.

Os principais benefícios que o seguro cartão disponibiliza se resumem, basicamente, na economia de custos e na liberdade e segurança. O primeiro se justifica pelo fato de que o valor do seguro é menor do que os prejuízos referentes às perdas que aconteceram, enquanto o segundo ajuda a diminuir a preocupação.

Existem diferentes tipos de cobertura que a Magazine Luiza oferece no seu programa de seguro. Confira abaixo quais são eles:

  • Saque ou compra sobre coação – Até R$ 20.000,00;
  • Roubo em caixa eletrônico – Até R$ 1.000,00;
  • Roubo ou furto qualificado de bolsa – Até R$ 2.000,00 (carência de 31 dias);
  • Morte em decorrência de crime – R$ 20.000,00;
  • Invalidez permanente total ou parcial em decorrência de crime – Até R$ 20.000,00;
  • Diária única por internação hospitalar em decorrência de crime – R$ 500,00 (não há franquia ou carência para essa cobertura);
  • Diária por internação hospitalar em decorrência de acidente – R$ 150,00 (a franquia para a cobertura é de 48 horas e não há carência);
  • Morte – Saldo devedor até R$ 3.000,00;
  • Invalidez total por acidente – Saldo devedor até R$ 3.000,00;
  • Desemprego Involuntário (Regime de CLT) – Saldo devedor até R$ 3.000,00 (franquia e carência de 31 dias);
  • Incapacidade física total ou temporária (Profissional autônomo ou liberal regulamentado) – Saldo devedor até R$ 3.000,00 (franquia de 15 dias e carência de 31 dias).

No site do seguro cartão da Magazine Luiza, você pode consultar os termos e as condições gerais do seguro que deseja obter, selecionando o tipo de cobertura e a data de contratação do seu seguro.

Vale ressaltar que a legitimação do seguro, mesmo que já contratado, passará sempre por uma análise de risco. Essa análise serve para a seguradora ter tempo (15 dias úteis) para se posicionar a favor ou contra a manifestação de intenção de uso da cobertura.

Pode ocorrer também de a seguradora pedir informações complementares por parte do proponente, sendo contado um novo prazo de 15 dias após a solicitação dessa nova demanda. Os segurados elegíveis devem ser os titulares do Cartão Luiza e ter a idade mínima de 18 anos e máxima de 65 anos.

Nem em todos os casos o seguro estará garantido para o cliente. A política interna da Magazine Luiza entende que existem algumas situações que não incluem a cobertura em casos de perdas, furtos ou roubos.

De acordo com a seguradora, existem certos prejuízos que são causados indiretamente e não podem ser incluídos na cobertura. Esses prejuízos podem ser encontrados no certificado de seguro, logo após a sua contratação, e contam com alguns riscos, tais como:

  1. Atos praticados por ação ou omissão do Segurado e/ou ações causadas por má-fé;
  2. Saques decorrentes da perda, furto ou roubo do cartão que não tenham ocorrido sob coação do Segurado;
  3. Pane ou mau funcionamento em terminais eletrônicos dos bancos ou redes 24 horas;
  4. Danos morais e/ou corporais;
  5. Saques com os cartões de crédito ou de débito (saque) ou múltiplo, cujo acesso não exija a utilização de código pessoal e secreto (senha);
  6. Transações realizadas em terminais eletrônicos cujo acesso seja feito por código pessoal e secreto (senha), a menos que as mesmas tenham sido efetuadas sob coação e comprovadas através de Boletim de Ocorrência Policial.

Esses são apenas alguns riscos que excluem a cobertura ao Segurado, mas que, de qualquer forma, orientam o cliente a ficar atento quanto aos limites do seguro cartão.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

Deixe um comentário