Pular para o conteúdo

O Que É Um Cartão De Crédito E Como Ele Funciona?

    Atualmente, usa-se até mais o cartão de crédito do que o próprio fundo em cédulas. Mesmo assim, a maioria das pessoas não sabem o que é um cartão de crédito e como ele funciona.

    Eu mesma, por muito tempo, evitei ter um, pensando ser mais acessível pagar as minhas contas através de carnês feitos diretamente em lojas, mas eu estava redondamente enganada.

    Segundo o Banco Central (BC), o Brasil encerrou 2020 com um total de 134 milhões de cartões de crédito ativos. Então, são muitas as pessoas que optam por ter um cartão de crédito em suas vidas. Até porque mesmo as pessoas negativadas, hoje em dia, conseguem um cartão de crédito.

    Mas, afinal, o que é um cartão de crédito e para quê ele funciona?

    O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais populares do mundo. Ele funciona como um meio de pagamento com um limite de crédito já definido, que permite o consumidor comprar bens e serviços nos estabelecimentos que aceitam cartão, que já são a maioria.

    Deste modo, o consumidor só paga sua conta no dia do vencimento da fatura do seu cartão. E o que muitas pessoas não sabem é que não é preciso ter conta-corrente em banco para ter um cartão de crédito.

    Além disso, o próprio consumidor, dono do cartão, escolhe o dia de vencimento para pagar a sua fatura. Desta forma, vejamos a seguir:

    O Que E Cartão De Credito

    O Que É Um Cartão De Crédito E Como Ele Funciona?

    Como Funciona O Cartão De Crédito

    O cartão de crédito é um cartão de plástico disponibilizado por uma instituição financeira como uma forma de empréstimo com um prazo de pagamento de até 40 dias. Ou seja, você solicita um cartão e com ele recebe um limite de valor para fazer suas compras e serviços, depois pode pagar o valor integral ou parcelar este valor em diferentes parcelas.

    Basicamente, o cartão de crédito possui forma retangular, feito de plástico e possui um chip. Além disso, possui também:

    • Tarja magnética;
    • Código de segurança;
    • Número do cartão;
    • Nome do dono;
    • Data de validade;
    • Espaço para a assinatura do portador.

    Quando você solicita um cartão de crédito em alguma instituição financeira, com ele, já é possível saber qual é o seu limite de crédito. Em outras palavras, no ato da confecção do seu cartão, o banco ou outra instituição que preferir irá analisar e estipular um valor ideal para cada cliente como valor total do limite do cartão de crédito.

    Então, escolhe-se uma data para o fechamento da fatura, que se refere a data que o banco faz o cálculo de suas dívidas, do que você comprou com o cartão, estipula-se o valor mínimo do pagamento e os juros. Estes dados constam na fatura do cartão.

    Além da data para o fechamento da fatura, a data de pagamento da fatura também deve ser combinada. Neste dia, você deverá pagar a sua fatura, que corresponde ao valor de suas compras feitas com o cartão de crédito.

    É recomendado que se pague o valor total da fatura, visto que se optar pelo pagamento mínimo da fatura ou um valor menor que o total, mas você pagará por juros altos nas próximas faturas.

    Além disso, a taxa de anuidade pode ser cobrada em alguns cartões de créditos. Verifique qual o valor dessa taxa. Entretanto, existem muitas opções de cartão de crédito que não cobram anuidade, tais como o OuroCard, o Santander SX, cartão Bradesco Neo e o cartão Nubank.

    5 Motivos Para Ter Um Cartão De Crédito Nos Dias De Hoje

    Com uma rotina cada vez mais intensa, as pessoas estão sempre em busca de praticidade e facilidade nas tarefas diárias. Deste modo, o cartão de crédito é a melhor opção para realizar seus pagamentos, afinal, ele apresenta várias vantagens.

    Hoje em dia, grande parte dos estabelecimentos, desde grandes supermercados às pequenas barraquinhas nas feiras, aceitam o cartão de crédito no pagamento. Mesmo assim, ainda há quem acredita que optar pelos bens físicos por ser mais acessível, mas isso não é verdade. Confira 5 motivos para ter um cartão de crédito nos dias de hoje:

    • O cartão de crédito permite controle de gastos;
    • Você tem mais segurança ao sair com o cartão, ao invés do dinheiro;
    • Você não se preocupa com troco;
    • Pode realizar diversas compras na internet de maneira segura;
    • Pode ganhar benefícios trocando seus pontos acumulados conforme gasta.

    Além dessas opções, há outras vantagens ao optar pelo uso do cartão de crédito que você poderá conferir a seguir.

    Portanto, com organização e controle de gastos, o cartão de crédito é uma ótima escolha de pagamento que combina segurança, benefícios e acessibilidade.

    O Que É Um Cartão De Crédito Adicional?

    Existe também o cartão de crédito adicional, que nada mais é que um benefício do titular. Deste modo, se você é titular de um cartão de crédito, se quiser, pode pedir mais um cartão adicional, para algum familiar utilizar, como o pai, a mãe ou o filho.

    Com o cartão adicional em mãos, o dependente poderá realizar suas compras sem pedir permissão ou o cartão do titular emprestado. Mas, atente-se às condições e limites de gastos estabelecidos entre vocês.

    O limite do cartão de crédito pode ser compartilhado com os adicionais, ou seja, o mesmo limite para todos os cartões ou você também pode definir um valor máximo a ser gasto no cartão adicional.

    Lembre-se que é o titular da conta que deverá pagar a fatura do cartão adicional. O valor gasto no cartão adicional virá na fatura do cartão titular. Por isso, frisamos a importância de dar um cartão adicional somente para quem você confia.

    Um cartão adicional pode ser uma bela ferramenta de educação financeira, servindo de orientação a um adolescente ou criança, a ter controle sobre seus gastos. Entretanto, é recomendado os pais sempre fiscalizar os gastos no cartão.

    Há ainda outra vantagem que são os benefícios do cartão. Ou seja, se o cartão titular faz parte de algum programa de recompensas, os bônus derivados dos cartões adicionais irão para o cartão titular.

    Desta forma, quando bem utilizado, com responsabilidade e controle de gastos, o cartão adicional facilita a compra de bens e serviços com mais facilidade e praticidade para o dia a dia.

    Riscos Do Cartão De Crédito

    Claro que, como as outras coisas na vida, existem riscos ao optar por um cartão de crédito. Desta maneira, o que pode ser benefício, se não utilizado de forma correta, pode se transformar em um malefício.

    Por isso, devemos lembrar que o cartão de crédito é realmente útil para quem sabe usá-lo e conhece seus limites. Em outras palavras, pessoas que não tem controle financeiro, que gastam sem pensar no amanhã, o cartão de crédito não é uma boa opção.

    Por exemplo, no pagamento da fatura do cartão, pode-se optar pelo pagamento mínimo da fatura, ou seja, não precisa pagar toda a sua fatura. O que ocorre aqui, é que, algumas vezes, gastamos mais do que deveríamos e então, quando a fatura mensal chega, pensamos em pagar só uma parte dela neste mês e deixar o resto para o mês seguinte.

    Isso até pode parecer um benefício, entretanto, ao optar pelo pagamento mínimo, você pagará pelos rotativos, ou seja, você pagará também pelas taxas de juros da instituição. 

    Ou seja, no outro mês, além de ter que pagar o que sobrou da fatura, você pagará pelos juros. Em outras palavras, sua dívida acaba se tornando maior com o tempo. 

    Deste modo, se você tiver que optar pelo pagamento mínimo da fatura, é recomendado que você dê um tempo ao seu cartão até você conseguir estabilizar seus gastos. Por isso, considere outras opções e fuja deste tipo de modalidade de pagamento.

    Outro risco do cartão de crédito é possuir um cartão de crédito com o limite muito alto, mais alto do que você pode pagar. Geralmente, a instituição, na confecção do cartão de crédito, libera um limite compatível com seus ganhos mensais.

    Porém, à medida que você vai utilizando o seu cartão, esse limite vai aumentando. E isso, é, ao mesmo tempo, um benefício e um malefício. Afinal, quanto maior o limite, maior a chance de aumentar seus débitos também.

    Por isso, seja sempre consciente com seus gastos e compras parceladas e fiscalize a soma total de suas parcelas mensais, para que não tenha nenhuma surpresa na chegada no dia do vencimento da fatura.

    Existem alguns cuidados que ajudam a evitar essa situação, tais como:

    • Nunca empreste seu cartão para ninguém;
    • Opte por utilizar senhas fortes e não previsíveis;
    • Cheque o site que está comprando, se realmente é confiável;
    • Utilize apenas caixas eletrônicos de locais movimentados e seguros;
    • Não acesse sua conta bancária ou extrato de cartão de computadores de outras pessoas, nem de celulares de terceiros;
    • Verifique sua fatura com regularidade para observar se não há nenhum gasto estranho ou indevido. 

    Vantagens De Ter Um Cartão De Crédito

    O cartão de crédito é a forma de pagamento preferida por 68% do total de compras realizadas na internet, segundo pesquisa realizada pelo banco Itáu. Afinal, o cartão de crédito proporciona inúmeras vantagens nos dias de hoje. Confira agora, algumas delas:

    • Tempo de pagamento

    Uma das maiores vantagens de ter um cartão de crédito é que você pode comprar algo hoje e só pagar 40 dias depois sem juros. Deste modo, com o cartão de crédito você pode comprar aquele item que deseja há tempos e se organizar para pagá-lo posteriormente.

    • Segurança e comodidade

    Outra vantagem é que é mais seguro andar com o cartão no bolso para pagar suas compras, porque, se caso perder o cartão, basta bloqueá-lo, o que não acontece com o dinheiro, que uma vez perdido, dificilmente se recupera.

    Além disso, pagar suas compras com o cartão é mais cômodo, pois levará somente ele e não será preciso se preocupar com o troco ou em ficar contando a quantia exata. 

    • Economia

    Isso mesmo, um cartão de crédito proporciona também mais economia,  basta usá-lo com sabedoria. Existem diversas taxas mensais que oferecem bons descontos se optar pelo débito automático no cartão.

    Além disso, com as faturas é possível ter um maior controle sobre os valores que você gasta mensalmente, afinal, ali consta tudo detalhado. Deste modo, a fatura possibilita maior organização financeira.

    • Você ganha enquanto gasta

    Esse é um grande benefício ao utilizar o cartão de crédito, nos quais possui programas de fidelidade. Ou seja, enquanto você compra, esses valores gastos no cartão se transformam em pontos que, mais tarde, podem ser trocados por serviços, produtos ou passagens aéreas.

    Por isso, recomenda-se conhecer o programa de pontos disponíveis para o seu tipo de cartão. 

    • Imprevistos

    Fato é que ninguém está livre de empréstimos, gastos com energias podem acontecer eventualmente, por isso, o ideal é ter um dinheirinho guardado. Mas, se você não tiver, um cartão de crédito, nessas horas, é a salvação.

    São vários os imprevistos que o cartão de crédito pode auxiliar, desde gastos em oficinas mecânicas às consultas médicas e hospitalares. Por isso, contar com um cartão de crédito nessas horas é um alívio.

    Desvantagens De Ter Um Cartão De Crédito

    Para ser justa, existem também algumas desvantagens de ter um cartão de crédito. Conheça algumas a seguir:

    • Comprar por impulso

    Existem algumas pessoas que não conseguem ter um controle sobre seus gastos financeiros e este pode ser um grande problema se você tiver um cartão de crédito. Afinal, irá gastar mais do que conseguirá pagar e isso sua dívida se tornará uma bola de neve.

    Desta maneira, se você não tem disciplina financeira, é melhor nem ter um cartão de crédito, porque essa não é a melhor forma de pagamento para você.

    • Comprar para acumular pontos

    Da mesma forma que existem pessoas que não tem controle financeiro, comprar somente pensando nos pontos acumulados não é recomendado.  

    De fato, existem excelentes programas de pontos no cartão de crédito, entretanto compras impulsivas focadas nessa desculpa não são vantajosas e apresentam o primeiro passo para sua fatura sair do controle.

    • Taxas de juros

    Os juros do cartão de crédito, quando pago atrasado ou através de pagamentos parciais, como o pagamento mínimo da fatura, são altos e essa dívida pode fugir do controle, em alguns casos.

    Deste modo, o ideal é pagar sempre sua fatura em dia, evitando as taxas de juros altas neste caso.

    Enfim, espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre o que é o cartão de crédito e como esse meio de pagamento funciona. Eu tenho 3 e os utilizo em diferentes tipos de pagamentos, pois facilitam a minha vida. Reflita sobre seus gastos  e decida por uma instituição financeira adequada para solicitar o seu cartão. 

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui qualquer vínculo com a empresa que oferece o serviço, o que, por acaso, poderá ser citado no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.