Pular para o conteúdo

Mora Cartão De Crédito: Saiba O Que É

Preencha seus dados abaixo para saber mais sobre os cartões de crédito:

Provavelmente você já ouviu falar em mora cartão de crédito e se pergunta o que é isso. Fiz esse artigo justamente para explicar o que é, como é cobrado e as outras dúvidas que surgem sobre essa multa do cartão de crédito.

Quem tem cartão de crédito, sabe o quanto é complicado controlar os gastos, principalmente tendo um limite alto. Isso complica ainda mais, quando o dono do cartão de crédito é uma pessoa consumista e não sabe dizer “não” às compras desnecessárias.

Por isso, é muito importante ter consciência do que você está comprando e gastando, para avaliar se as compras são realmente importantes ou se são apenas um capricho momentâneo. É preciso ter muito cuidado quando se refere a cartão de crédito.

Isso porque, quando não pagamos a fatura do cartão de crédito na data estabelecida, uma multa de mora é cobrada por cada dia de atraso em relação à falta de pagamento do seu cartão. Imagina a dor de cabeça que isso pode dar!

Mora Cartão De Credito

Mora Cartão De Crédito: Saiba O Que É

O Que E Mora No cartão De Crédito?

Bom, resumidamente, mora quer dizer atraso, mas também pode ser conhecida como multa moratória. De acordo com o código de defesa do consumidor, esse tipo de multa prevê que uma parte seja retida pelo banco ou pela operadora do seu cartão de crédito, por cada parcela atrasada que não foi paga.

Mora Do cartão De crédito No Débito Automático

Quanto a mora cartão de crédito débito automático, o dinheiro da fatura e a mora do cartão de crédito só será descontado se essa opção estiver ativa. Caso contrário, nada será descontado automaticamente da sua conta.

O que pode acontecer é a porcentagem de juros subir a cada dia que você atrasar.

Cálculo De Mora No cartão De crédito

Para fazer o cálculo de mora no cartão de crédito, primeiro é importante saber que ao fechar a fatura do seu cartão de crédito, o banco te dá duas opções de pagamento, sendo elas: valor total e o mínimo.

O total, como já diz o nome, corresponde a todas as despesas que você comprou usando seu cartão de crédito. Já o valor mínimo, corresponde a 15% do valor total. Ou seja, se a sua fatura do seu cartão de crédito tiver o valor total de R$1.000, o pagamento mínimo da fatura é de R$150.

O juros de mora, possui o teto de 1% de cobrança a cada mês e é relacionado aos dias de atraso do pagamento. Para fazer o cálculo do juros de mora, a ideia é considerar que o mês possui 30 dias, e, cada dia terá uma porcentagem diária de multa de, no máximo, 0,033%. Essa porcentagem deve ser multiplicada nos dias de atraso.

Como Tirar O Mora Do cartão De Crédito?

Muita gente ainda questiona como tirar o mora do cartão de crédito, mas não existe essa opção, a não ser que você pague o valor total da sua fatura. Infelizmente, sabemos que isso não é tão básico quanto parece.

Por isso, separamos algumas dicas para que você consiga se organizar financeiramente e não precisar pagar juros e multas na fatura do seu cartão de crédito. Dá uma olhada:

  • Faça um planejamento financeiro
  • Use apenas um cartão de crédito, se possível
  • Analise se a compra é realmente necessária ou se é apenas capricho
  • Verifique sua fatura sempre
  • Estabeleça um limite de compras compatível com a sua renda
  • Prefira pagamentos à vista

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui qualquer vínculo com a empresa que oferece o serviço, o que, por acaso, poderá ser citado no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.