Entenda Como Funciona O Cartão De Crédito Do Nubank

Os bancos digitais são uma novidade que chegou para ficar, mas é importante entender como eles funcionam antes de se tornar cliente. Por isso, reunimos as informações sobre o cartão de crédito Nubank, como funciona e quais possíveis taxas de juros ele pode ter.




A seguir, vamos contar os detalhes sobre o funcionamento dele. Depois disso, aqueles que estão pensando em adquirir esse cartão serão capazes de avaliar as vantagens e se elas atendem às suas expectativas!

como-funciona-o-cartao-de-credito-nubank

Nubank cartão de crédito: Como funciona

O Nubank é um banco digital que tem como objetivo simplificar ao máximo os trâmites bancários. Por isso, sua proposta é oferecer a maior quantidade e variedade de serviços possíveis pelo app, sem a necessidade de se dirigir até uma agência bancária.




O primeiro serviço oferecido é justamente o cartão de crédito Nubank, que tem como bandeira a MasterCard.

O cartão Nubank funciona como qualquer outro cartão de crédito. Ele pode ser usado tanto nas maquininhas físicas, quanto em compras online. Além disso, é equipado com a tecnologia do pagamento por aproximação, que pode ser habilitada ou desabilitada.

Ao longo deste post, vamos falar mais sobre como funciona o crédito Nubank!

Veja como solicitar o cartão Nubank

Para solicitar o cartão nubank, deve-se acessar o site oficial do Nubank e preencher o campo com o CPF de quem será o titular do cartão, no menu ao lado, para dar início ao cadastro;



(Fonte: Site do Nubank)

Na sequência, será necessário preencher os dados para contato e concordar com as condições da política de privacidade.

Além desse cadastro tradicional, também é possível se tornar cliente Nubank por meio de indicação. Sendo assim, se algum amigo tiver convites disponíveis, é só pedir para que ele recomende seu cadastro. Isso torna a aprovação mais rápida.

É importante destacar que esse cadastro garante a abertura da NuConta, mas o cartão de crédito precisa passar por uma análise de crédito, sobre a qual falamos na sequência.

Descubra como funciona a análise de cartão de crédito Nubank

Assim como qualquer outro banco, o Nubank faz uma pesquisa, no seu histórico de mercado, para entender o perfil de consumo do cliente. Essa pesquisa é importante para assegurar ao banco que se trata de um bom cliente.

Quer saber como funciona a análise de crédito Nubank? A partir das informações coletadas, os candidatos recebem uma pontuação e são posicionados em um ranking. 

Daí é determinado se ele pode ter acesso à função crédito e qual limite será liberado. Por isso, os candidatos são divididos em três grupos, confira:

  1. Candidatos que conseguem uma boa pontuação e garantem acesso tanto ao cartão de crédito, quanto à conta do Nubank;
  2. Candidatos que têm pontuação mediana e ganham acesso à conta do Nubank e ao cartão com a função débito;
  3. Candidatos que têm o cadastro rejeitado e, por isso, não recebem acesso ao cartão de crédito nem à conta do Nubank.

Para aqueles que estão com o nome sujo, e se encontram negativados, sugerimos que leia o artigo que ensina como ter um cartão de crédito Nubank para negativados aqui no site.

Vale destacar que nem toda rejeição significa que a pessoa está com restrição no seu nome, e não quer dizer que ela nunca terá acesso aos serviços Nubank. É importante verificar o motivo da recusa e voltar a solicitar em alguns meses, para assim passar por outra avaliação.

Juros do cartão de crédito Nubank

A grande vantagem do cartão de crédito Nubank em relação a outros cartões, é a ausência de taxas de operação. Sendo assim, diga adeus à anuidade e outras tarifas, como transferências para outros bancos.

No entanto, é muito importante se informar sobre como funciona o juros do cartão de crédito Nubank. A empresa compensa a ausência de tarifas bancárias com altas taxas de juros por atraso, além de multa.

Mesmo que o usuário esteja com apenas um dia de atraso, já precisa pagar uma multa de 2% sobre o valor total. Ou seja, se a conta for de R$1 mil, é necessário pagar R$20 de multa.

Além disso, os clientes em atraso podem pagar uma taxa mensal de até 1% de juros por atraso. Sendo assim, quanto mais tempo demorar a pagar, mais o valor aumenta.

Por fim, ainda temos o caso das pessoas que não pagam o valor total da fatura e caem nos juros de crédito rotativo. A depender do cliente, essa taxa pode variar entre 2,75% e 14% ao mês, que incidem sobre o valor que restou a pagar.

Antes de adquirir o cartão de crédito Nubank é bom ler o contrato dos serviços e avaliar se há condições de cumprir com essas obrigações.

Qual o limite do cartão de crédito Nubank?

Como já comentamos um pouco acima, o Nubank realiza uma pesquisa no momento de cada cadastro. A partir daí, a empresa fica por dentro do histórico de compras e pagamentos do futuro cliente e consegue avaliar a sua renda mensal.

A partir disso, o banco pode liberar (ou não) um crédito inicial, que será proporcional às informações coletadas. A boa notícia é que à medida que se utiliza o cartão de crédito Nubank e mostra que é um bom pagador, a empresa pode aumentar o limite do seu cartão Nubank

Essa solicitação de aumento também pode ser feita pelo aplicativo, seguindo os passos a seguir:

  1. Acesse o app pelo celular;
  2. Na página inicial, clique na opção “Fatura Atual”;
  3. Na tela com a fatura, clique na opção “Ajustar Limite”;
  4. Nesta tela, pode-se configurar quanto quer liberar dentro do limite disponibilizado pelo Nubank. Além disso, tem como solicitar aumento de limite no botão “Pedir Aumento”, localizado na parte inferior;
  5. O app vai perguntar qual o limite ideal e deve-se preencher de acordo com suas expectativas;
  6. Na sequência, deve-se justificar por que está solicitando o aumento, selecionando entre as opções disponíveis;
  7. Depois de selecionar o motivo, basta prosseguir. O aplicativo será redirecionado para uma breve análise de crédito, que determinará se o você pode ou não receber o aumento no momento.

Como funciona o parcelamento de compras

Ao realizar uma compra em uma empresa que permite parcelamento, informe a quantidade de parcelas que deseja e faça o pagamento com seu cartão de crédito Nubank

As parcelas ficarão registradas em sua fatura e podem ser facilmente acessadas por meio do app Nubank. Não esqueça que ao parcelar sua compra, o valor total deve estar disponível, ainda que a parcela seja feita mensalmente.

Reembolso no cartão de crédito Nubank

Saber como funciona o reembolso no cartão de crédito Nubank é importante para agir diante de cancelamentos de compras.

Caso o cliente tenha realizado uma compra com o cartão e se arrependeu, deve solicitar o estorno diretamente à empresa onde efetuou o pagamento. Vale destacar que esse estorno está sujeito às políticas dessa empresa, por isso, fique atento.

Depois de realizado o estorno, o valor será excluído da fatura e compensado no limite disponível. O aplicativo Nubank informará automaticamente quando isso acontecer.

Pagamento mínimo do cartão de crédito Nubank

Se na data de vencimento da fatura o cliente não tiver em mãos todo o valor, não precisa se preocupar. É possível pagar um valor mínimo e parcelar o restante da fatura.

No entanto, antes de tomar essa decisão, é válido entender como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito Nubank!

Primeiro, vamos esclarecer que o valor é calculado com base na soma de algumas taxas pré-determinadas, que explicamos a seguir:

  • 15% das compras feitas no mês da fatura;
  • 15% das compras que ficaram em aberto na fatura passada;
  • 100% de qualquer lançamento, como juros, multa de atraso, entre outros;
  • Valor de parcelamento da fatura (caso exista).

Mas não é preciso fazer esse cálculo, já que o próprio aplicativo vai informá-lo. Caso pague menos que o mínimo, o banco entenderá que está em atraso e seguirá contando juros.

Pagando um valor entre o mínimo e o total, o restante da fatura ficará em aberto e seguirá para a fatura seguinte. Sobre esse crédito rotativo, incidem juros entre 2,75% e 14%.

Por isso, é uma opção que não deve ser considerada como uma alternativa de uso frequente, para não gerar uma bola de neve de dívidas.

Conclusão

Neste post, explicamos o que é importante saber sobre como funciona o cartão de crédito Nubank, os critérios levados em consideração na análise do banco, quem pode ter um cartão de crédito Nubank e quais os juros e taxas cobrados.

Também falamos sobre o limite, parcelamento de compras, reembolso e pagamento mínimo, detalhes que fazem a diferença no orçamento do cliente. Esperamos que as informações tenham sido úteis. 

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, porventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

Deixe um comentário