Pular para o conteúdo

Como Cancelar Compra No Cartão De Crédito Nubank

    Se você fez uma compra no cartão de crédito Nubank e pretende cancelá-la, fique tranquilo, pois é possível pedir o cancelamento e o reembolso pelo aplicativo.

    Entre outros motivos, o cancelamento pode ser realizado caso você tenha se arrependido, não tenha recebido o produto/serviço solicitado ou até tenha recebido com defeito.

    O passo a passo para o cancelamento de compra no cartão Nubank é um processo simples e prático, no entanto, é importante você conhecer o procedimento correto para seguir a ordem certa, não tendo maiores dores de cabeça.

    como-cancelar-a-compra-no-meu-cartao-nubank

    Como cancelar compra no cartão de crédito Nubank

    O primeiro passo é entrar em contato com o vendedor, ou a loja que comercializou o produto, e pedir o cancelamento.

    Os estabelecimentos possuem suas próprias políticas de trocas, cancelamentos e devoluções. Por isso, é bom você dar uma lida nelas antes.

    Geralmente, essas políticas estão no web site da loja ou no e-mail transacional (e-mail que confirma a sua compra e dá algumas orientações básicas).

    Contudo, o que existe em comum entre todas as empresas é que elas devem respeitar e seguir o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    O Art. 49 do CDC, por exemplo, garante o direito do consumidor de desistir do produto ou serviço contratado no prazo de sete dias, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

    Esse direito de desistir da compra é válido quando a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

    Passo a passo para cancelar compras feitas pelo cartão de crédito Nubank

    Como a compra de um serviço/produto é resultado de uma negociação entre cliente e fornecedor, sendo o cartão de crédito apenas um meio de pagamento, as operadoras de cartão não têm autonomia para cancelar ou estornar apenas pela necessidade ou vontade do cliente.

    Mas, e se a loja não quiser cooperar?

    Nesse caso, a operadora do cartão (no caso, a Nubank) pode abrir um processo de contestação (também chamado de chargeback).

    Para isso, é importante você guardar todos os contatos realizados com a loja (seja por chat, ligação, e-mail ou Whatsapp) para ter evidências de que o estabelecimento não cumpriu o acordado.

    Dito isso, vamos ao passo a passo para cancelar compra no cartão Nubank pelo aplicativo:

    1. Após entrar em contato com o estabelecimento para cancelar a compra, abra o aplicativo do Nubank (Android ou IOS) e toque em “Cartão de Crédito”.
      aplicativo-banco-nubank-para-iphone

      (Fonte: App Store)

       

      aplicativo-android-nubank-para-android

      (Fonte: Play Store)

    2. Você verá todas as suas compras realizadas. Encontre e clique na que pretende contestar.
    3. Confira os detalhes da compra e depois clique em “Reportar”.
    4. Selecione o motivo pelo qual você deseja contestar e siga o passo a passo, descrevendo exatamente o que houve (você também poderá anexar documentos nesta etapa)
    5. Por último, serão exibidos alguns avisos: sobre como será o estorno (caso o estabelecimento tenha efetuado o cancelamento, o valor será recebido em até duas faturas) e sobre a possibilidade de ter a sua conta cancelada ou bloqueada pelo vendedor na loja (caso ele discorde do pedido).
    6. Agora é só ficar atento ao seu e-mail.

    Como cancelar cartão de crédito Nubank para compras on-line

    Para cancelar o cartão de crédito Nubank é preciso entrar em contato com a equipe de atendimento pelo chat no aplicativo, por telefone (número 0800 608 6236) ou pelo e-mail [email protected].

    Já o bloqueio do cartão de crédito para compras on-line pode ser feito pelo aplicativo.

    Lembrando que existe uma diferença entre cancelamento e estorno. De maneira resumida, um estorno sempre acontece após o cancelamento de algo, porém um cancelamento pode não incluir um estorno.

    Na prática, o cancelamento é o primeiro passo e, a depender do caso, acontece o estorno (devolução do valor).

    Como cancelar uma compra parcelada no cartão Nubank

    O procedimento para contestar a mercadoria em compras parceladas é o mesmo que vimos anteriormente.

    O que difere é que o estorno pode ser feito de duas maneiras, a depender da política de cada estabelecimento.

    Assim, o estorno pode ser no valor integral (quando o valor complete da compra é devolvido em uma única fatura) ou parcelado (por exemplo: caso a compra tenha sido realizada em quatro parcelas, o estabelecimento faz o estorno mensalmente na fatura).

    Cancelei uma compra no cartão Nubank: Quanto tempo para estornar?

    Enfim, você conseguiu cancelar sua compra e sua dúvida agora é como funciona o reembolso no cartão de crédito Nubank? Após ter feito o cancelamento, basta aguardar o contato do Nubank, que também pode pedir novas informações pelo e-mail.

    Caso o prazo informado pela loja para o estorno seja maior do que 15 dias úteis, o Nubank antecipa o reembolso.

    No entanto, caso o estabelecimento não tenha aprovado o estorno, ocorre o processo de disputa, onde o Nubank reúne as evidências do que ocorreu (basicamente o seu relato e os comprovantes enviados) e encaminha para a maquininha do cartão (o adquirente) que é quem vai decidir o caso.

    Dessa forma, não é o Nubank ou qualquer outra operadora que decide a situação, mas, sim, a bandeira do cartão de crédito. No caso do Nubank, a Mastercard.

    E esses são os passos para cancelar uma compra no cartão de crédito Nubank. Seguindo esses passos em caso de cancelamento ou desistência da compra não garantirá que você terá seu dinheiro de volta, como vimos neste artigo, mas é um caminho a ser percorrido.

    Antes de fazer qualquer compra, seja um consumidor consciente, para que esse tipo de situação não aconteça e você acabe tendo uma dor de cabeça desnecessária.

    Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possuo vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, porventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.