Pular para o conteúdo

Como Cancelar Compra No Cartão De Crédito Itaú

Preencha seus dados abaixo para saber mais sobre os cartões de crédito:

Se você quer saber como cancelar compras no cartão de crédito Itaú, não se preocupe. O cartão permite o cancelamento de sua compra, mesmo quando parcelada. Por isso, vou te mostrar como cancelar compra no cartão de crédito Itaú.

É comum que em determinados momentos você queira cancelar uma compra feita online, seja porque encontrou um fornecedor com valor mais em conta ou, porque esqueceu que o limite do cartão já estava reservado para outra aquisição.

De qualquer forma, é possível cancelar compras no cartão de crédito e ter o valor estornado para o seu limite, também podendo ser ressarcido em forma de crédito as próximas faturas.

No entanto, vale a pena ressaltar que para isso existem algumas condições para solicitar o cancelamento de sua compra, não podendo ocorrer em alguma situação, principalmente quando a compra foi feita presencialmente.

Continue lendo e descubra como cancelar compra no cartão de crédito Itaú, quais as condições para fazer esse cancelamento e como funciona o estorno do valor. Confira!

Como Cancelar Compra No Cartão De Crédito Itaú

Como Cancelar Compra No Cartão De Crédito Itaú

Quando é Possível Cancelar Compra no Cartão de Crédito Itaú

Se você deseja saber como cancelar compra no cartão de crédito Itaú, é importante compreender que o cancelamento é um direito previsto pelo código do consumidor. No entanto, essa solicitação só poderá ser feita em determinadas situações. 

Por isso, separamos os principais motivos de cancelamento que estão previstos em lei e podem ser efetivados, permitindo o estorno do valor ao seu cartão de crédito. 

Compras Feitas Pela Internet

Uma das maneiras de como cancelar compra no cartão de crédito Itaú é se a transação aconteceu online e você se arrependeu da compra. Neste caso, você possui até sete dias após o recebimento do produto para solicitar a devolução e cancelamento.

Esse direito se refere ao direito do arrependimento e está previsto em lei pelo Código do Consumidor. Ao cancelar a compra fica a cargo do responsável pela venda solicitar o estorno do cartão de crédito.

Erro Na Cobrança De Uma Compra Feita Presencialmente

Como vimos, é possível cancelar uma compra realizada pela internet em até 7 dias após o recebimento do produto. No entanto, o cancelamento não é permitido quando a aquisição foi feita presencialmente. 

Em geral, entende-se que você teve a oportunidade de conhecer e avaliar o produto presencialmente, tornando inviável o arrependimento pela compra. No entanto, existe uma ressalva sobre a compra presencial. 

Se for identificado um erro na cobrança feita pelo estabelecimento, seja em sua nota fiscal ou através da fatura do cartão de crédito, é direito do titular cancelar a aquisição e solicitar o estorno do valor. Com isso, uma nova transação deverá ser feita com o valor correto.

Cobrança Incorreta Ou Indevida Em Seu Cartão De Crédito

Outro motivo que permite o cancelamento da compra é quando ocorre um erro na cobrança em seu cartão de crédito. Assim como em casos de compras presenciais, caso identifique uma cobrança duplicada ou erros  no valor se tornará viável solicitar o estorno.

Neste caso o valor cobrado deve ser restituído ao limite do cartão e, posteriormente, feita uma nova cobrança com o valor correto da compra. Em caso de resistência com a loja ou vendedor, procure a administração do cartão e cancele a compra.

Produto Com Entrega Em Atraso

Um dos motivos para o cancelamento da compra realizada no cartão de crédito Itaú é quando o serviço ou produto não foi realizado ou entregue no prazo estabelecido. 

Nesse caso, você pode solicitar o cancelamento da compra e ter o valor de estorno em seu cartão de crédito. Em caso de serviços contratados você pode ter o valor que já foi pago restituído em seu cartão. 

Compra Desconhecida Em Sua Fatura

Embora a maioria das credoras de crédito contem com padrões rígidos de segurança, ainda pode acontecer de constar uma compra desconhecida em sua fatura, efetuada por terceiros sem autorização.

Neste caso, ao identificar o item no histórico de compra de seu cartão de crédito, entre imediatamente em contato com o banco Itaú e conteste a compra para ter o valor restituído e o cartão bloqueado.

Nesse caso, a financeira irá encaminhar um novo cartão para o endereço cadastrado, já que o uso de sua senha e dados do cartão original ficaram comprometidos.

Cancelar Compra No Cartão De Crédito Itaú Pela Internet

Se você realizou uma compra online com seu cartão de crédito Itaú e deseja cancelar a compra pela internet, saiba que esse processo pode ser feito tanto por aplicativo como também através do portal online do banco.

Para isso, siga o passo a passo a seguir:

  • Faça login no aplicativo do Itaucard ou acesse o site do Itaú;
  • Em seguida, acesse o menu de serviços e escolha a opção “Compras recentes;
  • Clique sobre a compra que deseja cancelar;
  • Depois, escolha a opção “Reportar problema”;
  • Siga as instruções na tela e informe o motivo do cancelamento.

Em seguida, basta aguardar o estorno do valor da compra no seu limite de cartão de crédito. Esse estorno pode acontecer no mesmo dia ou em até 72 horas úteis. Lembrando que se for no mesmo dia de fechamento da fatura o valor será estornado no próximo mês. 

Como Cancelar Compra Parcelada No Cartão De Crédito Itaú

Ao realizar uma compra parcelada o valor integral do produto é imediatamente descontado do limite de seu cartão. Nesse caso, ao parcelar uma compra em 10x R$100, ainda assim, R$1.000 será descontado do seu limite.

O cancelamento da compra deverá ser feito diretamente com o lojista de onde a compra foi efetuada. Em alguns casos, no entanto, pode haver resistência por parte da prestadora de serviços.

Neste caso, o cancelamento pode ser feito através da central de atendimento do banco Itaú nos telefones 3003-3030 ou 0800 720 3030. No entanto, o valor de estorno não garante as parcelas remanescentes do parcelamento, apenas o valor das parcelas que já foram pagas.

Como Funciona Estorno Cartão De Crédito Itaú

Se você quer saber como cancelar compra no cartão de crédito Itaú e como funciona o estorno dessa compra, não se preocupe, o valor pode retornar de duas maneiras: em dinheiro ou crédito.

De qualquer forma, o valor retorna para o limite de seu cartão ou aparece como crédito em sua próxima fatura. Entenda melhor como funciona o estorno e como identificar em sua fatura. Confira!

Como Funciona Estorno De Compra Parcelada Cartão De Crédito Itaú

A compra parcelada no cartão de crédito tem um estorno um pouco mais complicado. Isso porque não será estornado o valor das parcelas remanescentes, ou seja, das que ainda faltam ser pagas. 

Nesse caso, você terá o estorno das parcelas que já foram pagas, podendo mensalmente pagar a mensalidade de sua compra e ter esse valor de volta na próxima fatura como crédito. 

Por isso, é importante se atentar quando for fazer uma compra parcelada com seu cartão de crédito. O cancelamento pode ser solicitado com a empresa em que foi efetuada a compra ou diretamente com a administradora de seu cartão Itaucard. 

Como Identificar Estorno Na Fatura Cartão De Crédito Itaú

O estorno da compra cancelada no cartão de crédito Itaú irá aparecer em sua fatura como crédito, seja no mesmo mês de cancelamento ou para a fatura do próximo mês. 

Isso irá depender da data em que foi efetuado o cancelamento. Se este ocorrer na data de fechamento, o valor só aparecerá como crédito na fatura do mês subsequente. 

Em caso de estorno de compra parcelada ele pode ser restituído em até dois meses, ou seja, poderá aparecer na sua fatura do próximo mês ou do outro. Em casos de compra cancelada em março, por exemplo, o estorno pode retornar como crédito até a fatura do mês de maio. 

Quanto Tempo Demora O Estorno Do Cartão De Crédito Itaú

O estorno do valor de compra é um processo consideravelmente demorado. Isso porque se trata de um processo que será analisado pela financeira e pela loja onde o produto foi adquirido. 

O prazo para o estorno no cartão de crédito costuma ser de 30 a 45 dias após o cancelamento. No entanto, ao verificar como cancelar compras no cartão de crédito Itaú, a financeira pode demorar até duas faturas para ressarcir o valor. 

Como vimos, uma compra realizada em março poderá constar com o estorno como crédito na fatura em até dois meses, ou seja, maio. Esse processo é mais comum quando se refere ao estorno de uma compra parcelada. 

Como Contestar Compra Indevida No Cartão De Crédito Itaú

Se você quer saber como cancelar compra no cartão de crédito Itaú que foi feita de maneira indevida, não se preocupe, a instituição financeira se preocupa com a segurança de seus dados e oferece total suporte.

Dessa forma, em caso de notificação de compra desconhecida em seu aplicativo do Itaú, histórico de compra ou fatura do cartão, entre imediatamente em contato com a credora de crédito através da Central de Atendimento.

Para sua segurança o número do cartão, código CVV e senha de compra serão bloqueados e um novo cartão será entregue no endereço cadastrado, já que os dados originais foram comprometidos.

É importante frisar que em caso de perda ou roubo de cartão, cancele imediatamente no aplicativo ou entrando em contato com a administradora do Itaucard.

Como a maioria dos cartões de crédito contam com a tecnologia “Aproxima e pague” você corre o risco de cobranças indevidas ou uso inapropriado de seu limite de compras sem precisar da senha, em caso de perda ou roubo de cartão.

Central De Atendimento Cartão De crédito Itaú

Central De Atendimento Cartão De crédito Itaú (Fonte: Captura De Tela Fale Conosco Itaú)

Através do aplicativo para dispositivos móveis e portal online do Itaú é possível solicitar o cancelamento de sua compra e o estorno do valor pago. No entanto, em casos de dificuldades com esse processo, a Central de atendimento oferece total suporte.

Para isso, basta escolher um dos telefones a seguir:

  • Atendimento ao cliente São Paulo e capitais: 4004 4828;
  • Atendimento ao cliente outras regiões: 0800 970 4828;
  • Clientes no exterior: 55 11 4004 4828;
  • SAC São Paulo e regiões metropolitanas: 3003-3030;
  • SAC demais regiões: 0800 720 3030;
  • Ouvidoria Itaú telefone: 0800 570 0011.

Lembrando que também é possível contactar o banco através do chat online no aplicativo, site do banco ou através do Fale Conosco.

O horário de atendimento do Itaú é de segunda a sexta-feira das 9 às 22 horas. Em caso de necessidade com suporte digital a empresa oferece atendimento 24 horas diariamente através do telefone 0300 100 1213.

Como Cancelar Compra No Cartão De Crédito Itaú: Lojista Ou Financeira?

Uma dúvida recorrente sobre como cancelar compra no cartão de crédito Itaú se refere ao primeiro contato, se este deve ser realizado com o lojista ou com a financeira do Itaucard.

É importante frisar que o cancelamento da compra sempre deverá ser feito com o lojista ou responsável pela venda, exceto em casos de roubo e perda de cartão de crédito.

O contato com o banco deverá ser em último caso, em situações de resistência por parte da loja em fazer o cancelamento. No entanto, em caso de compra online, o cancelamento também poderá ser feito pelo aplicativo Itaucard quando no prazo de até 7 dias após o recebimento do produto.

Agora você já sabe como cancelar compras no cartão de crédito Itaú, quais as condições para o cancelamento e como funciona o estorno do valor creditado em seu cartão.

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui qualquer vínculo com a empresa que oferece o serviço, o que, por acaso, poderá ser citado no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.