Como Calcular O Limite Do Cartão De Crédito Consignado

Se você pretende solicitar um cartão consignado e ainda não sabe como ele funciona e qual a diferença entre esse cartão e o comum,hoje é o dia no qual você vai descobrir e acabar com as suas dúvidas sobre como calcular o limite do cartão de crédito consignado.




O cartão consignado realmente é bem parecido com um cartão de crédito convencional. Com o consignado você terá taxas menores e o público alvo também é outro. Ele é mais focado em aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, mas conforme o banco, essas características podem mudar.

Além disso, existe mais de um tipo de cartão de crédito consignado. Suas taxas e benefícios vão de acordo com o banco que você escolher. O fator principal que você vai precisar para obtê-lo é uma renda mensal com o valor de um salário mínimo.

Mas agora vamos ao que interessa, para a explicação de como ele realmente funciona no dia a dia. Continue lendo esta matéria para descobrir como calcular o limite do cartão de crédito consignado.




Saiba mais…

Como Calcular O Limite Do Cartão De Crédito Consignado
Como Calcular O Limite Do Cartão De Crédito Consignado

Como Funciona Um Cartão De Crédito Consignado

Para saber qual o banco que mais se adequa ao seu perfil, primeiro é importante saber cartão de crédito consignado, como funciona. Então não esqueça de procurar saber os detalhes de cada tipo de cartão.




O diferencial dele é que sua fatura vem descontada diretamente na folha do seu pagamento, pagamento do INSS ou pensão. Alguns bancos exigem apenas que você tenha um CPF ativo, outros são especiais para alguns tipos de pessoas, por isso separei uma lista dos perfis principais de quem consegue fazer a solicitação.

  • Pensionistas;
  • Negativados;
  • Servidores públicos (federais, estaduais e até municipais);
  • Aposentados;
  • Pessoas com CPF ativo.

O cartão de crédito consignado serve principalmente para realizar o pagamento de compras, seja ele à vista ou até parcelado. Também é possível utilizar parte do limite da sua conta para fazer saques em caixas eletrônicos e transferências bancárias.

No entanto, estes saques poderão sofrer algum tipo de cobrança de tarifa e o valor sacado também terá a incidência de encargos. Cada tarifa será previamente informada para que você não saia prejudicado nessa história, e você só vai precisar pagar essas taxas no mês seguinte.

Além disso, alguns cartões ainda possuem cobertura no Brasil e também no exterior, então você não vai precisar se preocupar com a cobertura do seu plano caso faça uma viagem.

Como Calcular O Limite Do Cartão De Crédito Consignado

Mas o que preciso saber antes de pedir um? Bom, primeiramente você consegue escolher se deseja pagar apenas a quantia mínima do valor total da sua fatura. Ou seja, você consegue pagar apenas 5% do valor total do seu boleto, dessa forma fica  mais simples entender como calcular margem consignável, não é mesmo?

Se você decidir pagar o mínimo da sua conta, não vai precisar se preocupar, pois ele será automaticamente descontado da sua folha de pagamento, aposentadoria, contracheque ou pensão. Mas fique atento, pois essa não é a forma ideal de lidar com o pagamento do cartão, já que você pode acabar caindo na inadimplência.

Pagando tudo na data certa, você evita a cobrança de juros desnecessários e também terá mais controle da sua vida econômica, além, é claro, de evitar ter que calcular o consignado para conseguir pagar suas contas mensais.

O Que É Margem Do Cartão Consignado

Quando você solicita um cartão como este, precisa saber que existe um limite para o valor das parcelas que serão cobradas e descontadas do seu salário, então será necessário saber como é calculado o limite de cartão de crédito para que não fique com nenhuma dúvida na hora do pedido ou até mesmo do pagamento.

A margem consignável é o quanto do seu salário poderá ser usado como pagamento dos seus empréstimos. Esse total não pode ultrapassar o limite estabelecido em lei, de 5%.

Se você quer saber como calcular empréstimo consignado, siga os mesmos passos do cálculo da sua conta do cartão de crédito, mas saiba que geralmente o limite subirá bastante se comparado ao total do cartão de crédito, já que ele fica entre 30% ou 35% do seu salário.

Caso esteja se perguntando como fazer isso sendo funcionário público, saiba que com a nova lei aprovada para o ano de 2021, os servidores públicos, militares das Forças Armadas e aposentados e pensionistas do INSS conseguem o um total de 40% do seu salário, aposentadoria ou benefício. 

Dessa forma, o banco consegue ajudar um pouco mais as pessoas que estão com dívidas, já que o número de desempregados aumentou consideravelmente.

Você é livre para solicitar mais de uma opção, mas a soma de cada uma das  parcelas juntas não poderá passar a margem consignável, ou seja, maior que o seu limite.

Se você quer consultar e saber como a margem consignável do benefício funciona para você, saiba que é possível pelo site e aplicativo SouGov. 

Se você for aposentado e pensionista do INSS também consegue ter mais informações no aplicativo ou site Meu INSS. Caso você seja servidor público, pode consultar pelo site do Governo Federal. Seja qual for a forma de verificação escolhida, elas podem ser consultadas no momento que desejar, sem pagar nada.

Benefícios Do Cartão Consignado

Grande parte dos cartões de crédito consignados oferecidos, mesmo que seja de um banco diferente, possuem a mesma base de benefícios. A diferença, por exemplo, é que alguns podem ter taxas maiores ou menores. Confira, abaixo, a lista das principais características dos cartões consignados:

  • Normalmente não possuem nenhum tipo de taxa de manutenção;
  • Isenção da anuidade;
  • Possui as funcionalidades de um cartão de crédito comum;
  • Transferência de mais da metade do limite do cartão;
  • Taxas muito menores que em cartões de créditos convencionais;
  • Descontos em empresas parceiras do banco escolhido;
  • Planos de descontos exclusivos para cada tipo de banco;
  • Alguns possuem pagamento por aproximação;
  • O cartão também está disponível para pessoas com perfil negativado;
  • Segurança total;
  • Funciona pelo app.

Para aqueles que não possuem tanta familiaridade com esse assunto, é válido pesquisar cada detalhe antes de escolher o cartão de crédito. Recomendo calcular margem consignado, através dos sites oficiais do Governo Federal, eles são intuitivos e seguros.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, porventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

Deixe um comentário