Com Quantos Anos Pode Fazer Cartão de Crédito?

Uma dúvida recorrente dos internautas se refere a com quantos anos pode fazer um cartão de crédito. Eu mesma, quando era menor de idade, vivia com a mesma dúvida já que a necessidade de independência é um traço natural conforme os anos passam.




Contudo, é importante frisar que conforme a Legislação brasileira, não é possível fazer cartão de crédito com menos de 18 anos, mesmo com a autorização prévia do responsável pelo menor de idade.

Por isso, se você tem se perguntando com quantos anos pode fazer um cartão de crédito em seu nome e titularidade, saiba que legalmente somente após os 18 anos.

Porém, vale ressaltar que existem algumas maneiras que ajudam o menor de idade a ter um cartão de crédito e possibilitam que ele possa usufruir de seus benefícios.




Se você está se perguntando como conseguir seu cartão com menos de 18 anos, temos a solução para o seu problema. Confira!

Com Quantos Anos Pode Fazer Cartão De Crédito
Com Quantos Anos Pode Fazer Cartão de Crédito?

Existe Cartão de Crédito Para Menor de 18 Anos?

Quando o assunto é com quantos anos pode fazer um cartão de crédito, a Lei Brasileira é incisiva que apenas o maior de 18 anos pode ser titular e responsável por um cartão de crédito.




Contudo, existem alguns jovens que trabalham com menos de 18 anos em seu primeiro emprego, entram na universidade e começam a expressar sua responsabilidade precocemente.

Neste caso, é possível recorrer a algumas alternativas e, assim, você pode ter cartão de crédito com menos de 18 anos. Conheça algumas dessas opções a seguir:

Emancipação Legal

A emancipação legal é uma alternativa que, com ela, você pode ter cartão de crédito com menos de 18 anos. Neste caso, o jovem é emancipado legalmente da responsabilidade de seus pais e reconhecido como auto suficiente. 

Isso significa que, a partir desse momento, você irá contar com os direitos e deveres de um adulto, mesmo sendo menor de idade. Isso inclui trabalhar, alugar um imóvel, ter um cartão de crédito, etc.

Contudo, vale a pena ressaltar que esse é um processo legal e irreversível. Por isso, é importante analisar outras alternativas de  antes de recorrer à emancipação para garantir um cartão de crédito 

Cartão Pré-pago Para Menores de 18 Anos

Uma boa alternativa para conseguir um cartão de crédito para menores de 18 anos é com a opção pré-pago. Nessa categoria o processo de crédito acontece da forma inversa, colocando o valor no cartão antes de usar.

Com essa alternativa você pode adicionar o cartão em aplicativos para pagamento automático (contanto que tenha saldo prévio) e fazer compras online sem dificuldades. 

Cartão Adicional Para Menores de 18 Anos

Se você tem se perguntado sobre com quantos anos fazer um cartão de crédito e se é possível adquirir um antes do 18, o cartão adicional é uma excelente alternativa para isso. 

Em geral, essa modalidade de cartão representa uma extensão do cartão dos responsáveis do menor de idade. Assim, é possível definir qual o limite que poderá ser utilizado, sendo que este é retirado do limite total do cartão original.

Embora algumas empresas façam o cartão com o nome do menor de idade impresso, o titular permanece sendo o responsável e dono do cartão de crédito original, sendo este o responsável pelo pagamento da fatura, por exemplo. 

Cartão Universitário Para Menores de 18 Anos

Uma alternativa pouco conhecida para você que quer saber como solicitar cartão de crédito para menor de 18 anos é através de uma conta universitária. 

Embora não seja nada garantido, se o menor de idade abrir uma conta universitária e possuir um emprego formal com renda fixa, a empresa pode avaliar a possibilidade de liberar um cartão de crédito mediante análise interna. 

Tudo irá depender da renda comprovada, tempo de atuação e da análise de perfil realizada pela empresa, podendo o crédito ser aprovado ou recusado pela empresa.

Uma forma de ajudar na aprovação de crédito para menores de 18 anos em contas universitárias é movimentando a conta regularmente. Dessa forma, você conseguirá demonstrar poder aquisitivo para pagar as faturas do cartão de crédito. 

Quais São Os Melhores Cartões de Crédito Para Menores de 18 Anos?

Como vimos, você pode ter cartão de crédito com menos de 18 anos em algumas situações específicas. Contudo, mesmo que existam diferentes formas de adquirir um cartão, algumas podem ser mais seguras do que outras. 

Isso porque ter um cartão de crédito é uma grande responsabilidade e, mesmo que você ainda não saiba, pode ser que não esteja preparado para lidar com as responsabilidades que um cartão desse tipo exige. 

Por isso, conheça quais são os melhores cartões de crédito para menores de 18 anos a seguir. Caso queira entender um pouco mais sobre cartão de crédito temos um artigo relacionado.

Cartão Adicional

Uma das alternativas ideais de cartão de crédito para menores de 18 anos é o cartão adicional. Isso porque, com ele, você pode contar com o auxílio dos seus pais para lidar com as responsabilidades.

Neste caso, seus responsáveis legais são os verdadeiros titulares do cartão e, por isso, são eles quem determinam o valor de limite. Afinal de contas, esse valor será retirado do valor total de crédito do cartão original. 

Contudo, eles também serão os responsáveis por realizar o pagamento das faturas. Vale ressaltar que, nessa modalidade, é possível averiguar os gastos do cartão adicional na fatura detalhada.

Cartão Pré-pago

Na verdade, o caminho do cartão pré-pago é totalmente inverso, tendo que o menor de idade colocar dinheiro no cartão para só depois começar a utilizar. Assim, ele menos faz o papel do banco e se permite um valor para ser gasto. 

Com esse cartão, você pode utilizar o pagamento automático em aplicativos, fazer compras online e colocar a quantidade que achar necessário para gastar no seu dia a dia.  

Vale a Pena Fazer Cartão Para Menor De Idade?

Se você está se perguntando com quantos anos pode fazer cartão de crédito, como vimos, conforme a legislação brasileira, somente após os 18 anos de idade.

Isso porque ter um cartão de crédito exige estabilidade, inteligência e responsabilidade. Afinal de contas, a falta de pagamento pode gerar consequências para a confiança dos bancos em seu perfil no futuro. 

Por isso, é importante avaliar se vale a pena fazer um cartão de crédito para menor de idade, já que existem vantagens e desvantagens reais a esse respeito. Entenda esses aspectos a seguir. 

Vantagens de Fazer um Cartão de Crédito Para Menor de 18 Anos

Fazer um cartão de crédito para menor de 18 anos pode parecer assustador, mas na realidade a oportunidade da independência e liberdade em gerir seus custos pode trazer alguns benefícios. 

Por isso, conheça alguns dos principais benefícios que um cartão de crédito para menores de 18 anos pode trazer:

  1. Responsabilidade;
  2. Gestão de custos;
  3. Aprender o valor do dinheiro;
  4. Aprender a importância de prazos;
  5. Preparar o jovem para a vida adulta e suas responsabilidades;
  6. Poder controlar os gastos do menor de idade através da fatura detalhada.

Além disso, muitos especialistas afirmam que tornar os jovens responsáveis pelo seu dinheiro precocemente, pode auxiliar para boas escolhas no futuro como a escolha de uma boa profissão, comprometimento com seus deveres e afins. 

A alternativa em como solicitar cartão de crédito para menor de 18 anos é oferecer ao menor de idade um cartão adicional ou pré-pago. Dessa forma o responsável poderá auxiliar nas responsabilidades da função crédito  

Desvantagens de Fazer Um Cartão De Crédito Para Menor de 18 Anos

Nem tudo são flores quando se refere a com quantos anos pode fazer um cartão de crédito e em como solicitar essa opção com menos de 18 anos. Na verdade, existem algumas desvantagens reais. 

Assim, conheça os principais pontos negativos referentes a fazer um cartão de crédito para menor de 18 anos:

  1. Cobrança de anuidade no cartão adicional, aumentando os custos com cartão;
  2. Apenas algumas instituições emitem o cartão em nome do menor de idade, levando o nome do responsável em alguns casos;
  3. Ter que lidar com o descontrole financeiro do menor de idade e gerir seus gastos oferecendo um limite inicial baixo;
  4. Lidar com os desafios da responsabilidade que um cartão desses acarreta.

Por isso, é importante pesar os prós e os contras na hora de solicitar um cartão de crédito para menores de 18 anos, ainda mais quando o jovem ainda é imaturo e irresponsável. 

Como Solicitar Cartão de Crédito Para Menor de 18 Anos

Já avaliamos com quantos anos pode fazer um cartão de crédito e quais as opções mais ideais para menores de 18 anos, avaliando os prós e os contras dessa escolha. 

Para solicitar um cartão de crédito para o menor de 18 anos é preciso reunir as documentações necessárias requeridas pelas instituições. De modo geral, os documentos solicitados para solicitar um cartão de crédito para menor de 18 anos são: 

  • RG e CPF do menor de idade e também do responsável legal;
  • Documento de emancipação, caso o menor seja emancipado;
  • Comprovante de renda do menor, caso este trabalhe, e do responsável legal;
  • Comprovante de residência no nome do responsável legal.

Vale lembrar que o cartão adicional pode ser solicitado através do banco do titular e essa opção pode ser analisada, geralmente, no aplicativo do banco para dispositivos móveis. 

Em casos de cartão pré-pago, não existe muita burocracia e o jovem pode adquirir em lojas de supermercados e muito mais. Para isso, basta possuir um documento de identidade com foto. 

Se o responsável for abrir uma conta para o menor de idade, poderá verificar essa possibilidade com o banco em questão, sempre considerando que isso acontecerá sob sua tutela.

8 Dicas de como gerir um cartão de crédito para menores de 18 anos

Se você está se perguntando com quantos anos pode fazer um cartão de crédito, como vimos, somente após os 18 anos de idade, ou em casos excepcionais como uma emancipação legal permitem que o jovem seja titular de seu cartão.

Contudo, é importante frisar a importância de ser responsável com um cartão de crédito, mesmo que este seja uma extensão do cartão de seus pais ou responsáveis legais.

Por isso, confira algumas dicas para não ter problemas com o primeiro cartão de crédito e nem arriscar perder o cartão por mau gerenciamento. Confira!

  • Seja consciente do quanto gasta e que o cartão possui um limite mensal;
  • Esteja atento aos gastos e entenda que tudo o que for comprado irá parar em uma fatura que deverá ser paga;
  • Fique atento aos prazos, datas de vencimento e não deixe de manter a fatura em dia;
  • A forma de conseguir um aumento de limite, seja com o banco ou com o responsável legal, é sendo responsável com o cartão de crédito;
  • Procure gastar com coisas duráveis, pois, elas lembram da importância do pagamento mensal da fatura;
  • Estude sobre o cartão de crédito, conheça as taxas de juros e compreenda como funciona o pagamento de valores mínimos, faturas em atraso, etc;
  • Não gaste mais do que pode pagar;
  • Se necessário, peça a ajuda e aconselhamento de seu responsável legal antes de tomar essas decisões.

Crescer e aprender a ser responsável é uma necessidade da vida, um adulto que possui inteligência e sabedoria nas áreas tem mais chances de ser um profissional bem-sucedido.

Por isso, antes de se perguntar com quantos anos posso fazer um cartão de crédito, pergunte primeiro se está preparado para crescer e lidar com os deveres que esse tipo de cartão traz consigo.

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui qualquer vínculo com a empresa que oferece o serviço, o que, por acaso, poderá ser citado no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.

Deixe um comentário