Cartão Virtual Neon: Como Usar

Cartão Virtual Neon
Cartão Virtual Neon: Como Usar

Como Funciona O Cartão De Crédito Virtual Neon

O banco Neon tem o objetivo de ser um banco digital tranquilo, que traga mais auxílio e que seja perfeito para a vida de seus clientes. Devido a isso, o Neon disponibiliza o cartão virtual Neon, que carrega essas características.




Ele é ótimo para fazer compras online (tanto em sites como em Apps) e você pode ver suas movimentações nele através do seu App Neon. Neste artigo darei orientações sobre como funciona o cartão de crédito virtual Neon.

Utilizar o cartão virtual Neon é a alternativa indicada e também muito procurada por quem tem uma vida digital ativa e precisa de um cartão para fazer compras online ou contratar serviços, como o Uber, para ir em algum lugar, ou pedir comida pelo iFood ou Rappi, quando quer pedir um lanche ou uma refeição delivery.

Para ter o cartão Neon, os clientes Neon não pagam pela anuidade e nem pela emissão do cartão virtual, oferecido pelo banco digital. Basta ter uma conta bancária digital no Neon e solicitar fazer a solicitação do cartão, pedindo uma análise de crédito.

Para abrir sua conta no banco Neon é muito tranquilo, basta apenas ter a sua documentação válida em mãos e um dispositivo móvel (Tablet ou celular), independente de ser Android ou iOS (iPhones). Depois disso, sua conta será aberta imediatamente.




Quanto à sua análise de crédito, o banco digital disponibiliza o resultado a partir de 5 dias úteis. Ele estará disponível no seu e-mail e no seu App Neon. Concluída a sua análise de crédito, você poderá ter o seu cartão Neon na versão física e na versão digital. 

Caso você não saiba o que é exatamente um cartão virtual, é um cartão que não existe em forma física, mas tem as mesmas funções que um cartão físico. O cartão de crédito virtual Neon traz uma numeração, data de validade e números diferentes da versão física. 

Vale destacar que o cartão virtual Neon está disponível para ser usado apenas em compras online. Ou seja, em sites e aplicativos. Como ele é internacional, os sites e aplicativos também podem ser do exterior. Você pode consultar seu cartão virtual Neon pelo App Neon.

O cartão Neon virtual garante mais segurança às suas transações, já que você pode bloqueá-lo e desbloqueá-lo no momento que quiser, pelo App Neon, sem precisar entrar em contato com a Central de Atendimento ou esperar pelo dia útil.

Por isso, para as transações que você faz pela internet, é muito importante e recomendado pelo banco digital apenas o uso do cartão virtual Neon, pois esse é o cartão gerado especificamente para suas compras online. Dessa forma, você consegue se proteger e evitar golpes e fraudes.




Mas, caso infelizmente aconteça do seu cartão virtual ser clonado por algum site, é muito tranquilo resolver esse problema e você poderá solicitar por uma nova numeração. 

Como Usar O Cartão Neon Virtual

Se você deseja saber como usar o cartão Neon virtual, entenda que para ter seu primeiro cartão Neon Virtual, você não precisa fazer pedido algum ao Neon, já que ele é feito automaticamente quando você abre a sua conta bancária no banco digital.

Quando você abre uma conta no banco Neon, o seu cartão virtual já estará ativo para você usá-lo. Quanto à versão física, será entregue no endereço que você cadastrou no App Neon. Sendo assim, você nem precisa solicitar o cartão virtual Neon.

Para usar o cartão virtual Neon é muito tranquilo, há poucos passos. Confira as instruções a seguir: 

  1. No seu dispositivo móvel (Android ou iOS) abra o seu App Neon;
  2. Selecione “Cartões”;
  3. Escolha a opção “Virtual”;
  4. Para copiar o número do cartão virtual, basta clicar em “Copiar número”.

Agora é só utilizá-lo em suas compras feitas pela internet e cadastrá-lo nas suas assinaturas dos serviços online contratados, como Netflix, Uber, iFood, entre outras.

Em vista da sua segurança, as informações correspondentes ao seu cartão Neon na versão física, como numeração, código de segurança (CVV) e a data de validade, não estão disponíveis no App Neon nem em página alguma pela internet, justamente para você usar a versão virtual e garantir a sua segurança. 

Uma dica para evitar que seu cartão Neon seja fraudado ou cair em algum golpe é verificar se o site é seguro antes de cadastrar seus dados. Esteja atento ao link da página inicial do site e verifique se há algum cadeado que esteja como símbolo de segurança.

Outra maneira de ver se o site é realmente seguro é conferir o endereço dele, se o link do mesmo tem a numeração “HTTPS” antes do nome.

Além disso, é muito importante que você não poste em redes sociais fotos da sua tela do celular com as informações do seu cartão virtual Neon, nem compartilhe as informações com outras pessoas. 

Isso porque a foto da tela terá as informações do seu cartão virtual, o que permite que os outros também usem o seu cartão para transações, sem precisar da sua autorização. 

O banco Neon oferece seu cartão virtual nas versões crédito e débito, e seus clientes podem ter os dois. No crédito, suas compras serão cobradas na mesma fatura do cartão Neon físico, já no débito, será debitado da sua conta digital Neon.

Quando você faz um depósito inicial na sua conta Neon, ela será ativada prontamente. Dessa forma, os usuários do Neon têm como acompanhar o cartão físico e o cartão virtual, os dois tendo a função débito, que é quando o valor é cobrado na hora.

O seu cartão Neon físico será usado para suas compras feitas em estabelecimentos presencialmente, ou seja, lojas que cobram através da maquininha. Já com o seu cartão Neon virtual você poderá efetuar compras pela internet e cadastros em serviços de Apps, como Spotify, Uber, Rappi, iFood, etc.

No caso do cadastro do cartão Neon em plataformas de streaming (o chamado débito automático) ou fizer uma compra na versão débito, o valor será descontado do seu saldo na mesma hora, sem solicitar sua aprovação pelo App. 

Por isso, é recomendado que você fique atento para que sua conta esteja no azul e seu saldo esteja positivo. 

Importante destacar que o cartão virtual Neon vai funcionar tanto no campo de débito quanto no campo de crédito em sites, mas a sua compra será de débito de toda forma. Nesse quesito, o Neon difere seu cartão virtual dos outros bancos.

Ou seja, em resumo, é necessário que você tenha saldo em conta para efetuar compras com o cartão virtual Neon de débito. Para isso acontecer, você deverá fazer suas compras à vista, sem parcelamento algum.

Já os clientes do banco Neon que têm a função crédito do cartão habilitada, têm direito a um segundo cartão virtual Neon. Assim sendo, o valor da transação vai aparecer na fatura do cartão de crédito Neon físico e você só pagará quando a fatura for fechada, normalmente.

Isso quer dizer que você terá direito a dois cartões virtuais. Um cartão virtual que fará a cobrança na hora (débito) e outro cartão virtual que terá as transações cobradas na fatura (crédito). Sem contar com o seu cartão Neon físico, que atribui as duas funções num só.

Para ter como acompanhar seus cartões, é bem tranquilo. Confira: 

  1. No seu dispositivo móvel (Android ou iOS) abra o seu App Neon;
  2. Escolha a opção “Cartões”.

Assim como já mencionei, lembre-se que cada cartão Neon tem dados diferentes. É necessário que você fique atento quando for fazer compras online. 

Para consultar as compras que você fez com o cartão virtual Neon na função débito, basta tocar na aba “Saldo” do App Neon. 

Caso você queira consultar as compras feitas com seu cartão de crédito Neon virtual, que serão cobradas na sua fatura, basta tocar na aba “Crédito”, que a sua fatura aparecerá. 

Como Ativar Cartão Virtual Neon

Como já mencionei, para fazer o seu cartão virtual Neon, é necessário que sua conta esteja aprovada e ativa. A seguir darei as instruções necessárias sobre como ativar cartão virtual Neon.

Para ativar sua conta, basta você fazer um depósito inicial nela. O valor que você colocar já aparecerá na sua conta no mesmo momento. Caso queira checar, basta abrir o App Neon no seu dispositivo móvel (Android ou iOS) e escolher a opção “Depósitos”.

Para fazer o depósito, você pode escolher efetuar através de transferência bancária (caso você tenha conta em outro banco) ou por boleto, gerado no App Neon.

No mesmo momento que o valor for compensado na sua conta Neon, o procedimento de produção e envio do seu cartão Neon físico será iniciado e o cartão virtual Neon ficará disponível no App, assim você já vai poder fazer compras pela internet mesmo sem ter o cartão físico.

Espere um pouco depois de fazer o depósito inicial e os seus cartões Neon aparecerão na aba “Cartões” do App Neon. Lá você também poderá fazer o acompanhamento da entrega do seu cartão físico.

Para ativar o cartão físico Neon, basta fazer o passo a passo:

  1. Abra o seu App Neon;
  2. Vá na tela principal e selecione a opção “Ativar cartão”;
  3. Insira os últimos 4 dígitos da numeração do cartão e o número de segurança que fica atrás dele;
  4. Coloque a senha de 4 dígitos;
  5. Clique em “Confirmar”.

Depois de fazer esse procedimento seu cartão Neon físico estará ativo e você poderá usá-lo para fazer compras em lojas presenciais. No caso de lojas pela internet, basta entrar no seu cartão Neon virtual na aba “Cartões” do App Neon.

Como Funciona O Estorno Do Cartão Virtual Neon

Se você quer saber como funciona o estorno do cartão virtual Neon, antes de tudo, entre na aba “Saldo”, no App Neon, e confira se o estorno da sua compra virtual já não foi efetuado. Caso já tenha sido, a sua compra virtual aparecerá com um risco em cima, para que você possa diferenciá-la das outras compras.

Você também consegue pedir por um extrato com detalhes sobre as suas transações na aba “Meu Neon”, do aplicativo Neon, escolhendo a opção “Solicitação de documentos”.

Caso não apareça da forma que eu mencionei, você deverá fazer o seguinte:

  • Se você quer cancelar a sua compra:

Se por exemplo você se arrependeu de uma compra porque não foi satisfatória ou teve algum problema na entrega, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o estabelecimento que você efetuou a compra, explicar o problema e pedir a devolução do valor.

Na transação de compra, o banco Neon é responsável por processar a devolução, mas é o comerciante que cobra ou devolve o produto. Por isso, é recomendado que você primeiro entre em contato com a loja da compra para fazer a verificação.

  • Se você não reconhecer a compra e ela tenha sido realizada nos seguintes locais abaixo.

1 – Uma loja que você já comprou antes: entre em contato diretamente com o comerciante e diga que não reconhece a compra, ou seja, que ela não foi feita por você.

2 – Uma loja que você nunca comprou nada: É recomendado que você faça uma contestação. As compras feitas com cartões de débito virtuais Neon podem ser cadastradas pelo aplicativo. Para compras feitas pelo cartão Neon na versão física e/ou na função crédito, será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento do Neon.

Antes de entrar em contato com o atendimento do Neon, veja se a sua compra cumpre as seguintes condições:

  1. O período mínimo para contestar uma compra é de 7 dias úteis a partir da data da compra. Isso dado que é o tempo necessário para processamento e confirmação por parte da loja.
  2. Você pode fazer uma contestação no prazo de 90 dias úteis (período máximo) após a compra. Depois desse período, o Neon não permite mais a contestação. Por isso, sempre que precisar solicitar o reembolso, faça assim que ver que é necessário, não deixe para depois.

Agora que você já verificou os prazos acima e confirmou que está apto a fazer a solicitação do reembolso, toque na aba “Saldo”, no App Neon, e depois clique na compra que deseja fazer a contestação.

Então aparecerá para você os detalhes dela, após isso basta você tocar na mensagem “Contestar compra”, que terá no final da mesma página.

Após isso, aparecerão as seguintes opções, e você escolherá a que mais condiz na posição da sua situação:

  • Não reconheço a compra
  • Compra duplicada
  • Não recebi meu produto
  • Produto com defeito
  • Cancelei essa compra
  • O valor está errado
  • Saque não efetuado

Após selecionar uma das opções acima, o banco vai solicitar através do App alguns comprovantes referentes e uma explicação com detalhes do que aconteceu para você desejar o estorno.

Com os dados que você inserir, o banco Neon entrará em contato com a loja que efetuou a cobrança no seu cartão. Mas se você já conseguiu entrar em contato com a loja e resolveu o problema, ou até se o dinheiro já consta na sua conta Neon, não há problema, basta você cancelar a contestação do estorno.

Para isso, vá até a aba “Saldo” e selecione a compra referente; nos detalhes dela, vai aparecer a opção de “Cancelar contestação”. Clique e após isso, a contestação será cancelada.

Pode Parcelar O Cartão Virtual Neon?

Se você não puder pagar o valor integral da compra que deseja fazer pelo cartão Neon Virtual, deve estar se perguntando “Pode parcelar o cartão virtual Neon?”. A resposta é: depende. Irei explicar a seguir.

Se você tiver um cartão de crédito Neon, terá dois cartões virtuais: um cartão virtual que fará a cobrança na hora (para compras a débito) e um cartão virtual cobrará o valor na sua fatura do cartão físico (para compras com cartão de crédito).

No cartão virtual Neon que a compra é colocada na mesma fatura do seu cartão físico, você pode utilizar seu limite de crédito para comprar parcelado. No cartão virtual Neon que cobra no mesmo momento, não é possível parcelar, pois o saldo da sua conta será debitado na mesma hora.

Se você não tiver o cartão de crédito Neon físico, terá o cartão virtual Neon na função débito, que é o cartão virtual que foi cobrado no momento (conforme descrevi acima).

O Cartão Virtual Do Banco Neon Também É Internacional?

Como já mencionei brevemente antes, o cartão virtual do banco Neon também é internacional. Assim como seu cartão Neon físico, seu cartão virtual Neon tem a bandeira Visa, e por isso também é internacional e reconhecido no exterior.

Você pode usá-lo para compras internacionais sem pagar nada por isso, ou seja, pode ser usado em sites ou aplicativos do mundo inteiro. Você só vai pagar pelo valor da compra, é claro.

Você pode usar seu cartão virtual Neon nas funções débito e crédito para fazer compras em sites ou aplicativos internacionais. No caso da função crédito, apenas se a sua conta tiver sido aprovada para crédito.

É importante você saber que nas compras internacionais tanto físicas quanto online, é cobrada uma incidência de IOF de 6,38% sob o valor de cada compra efetuada.

Além disso, também é cobrada a taxa de administração do Neon, que é de 4% também sob o valor de cada compra feita. A conversão do dólar para real é feita a partir da parceria com a Visa.

Agora que você já sabe as orientações a respeito do Cartão Virtual Neon, basta entrar nele diretamente pelo seu App Neon e ter mais segurança nas suas compras online. 

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, porventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

Deixe um comentário