O Que É Um Cartão De Crédito Virtual: Veja Como Usar Facilmente

O Cartão de Crédito Virtual está cada vez mais popular no Brasil e são várias as pessoas que já utilizam este meio para realizar suas compras online, afinal, ele pode trazer mais segurança para fazer compras na internet.




A popularidade do cartão de crédito virtual pode ser comprovada com a pesquisa realizada pela empresa Digio, bantech de serviços financeiros, em que 81% dos entrevistados afirmam optar pelo cartão virtual em suas compras online.

Eu, como consumidora de vários produtos digitais, não poderia ficar de fora e tratei de aprender logo tudo sobre o cartão virtual e percebi que usá-lo é acessível. Além disso, tenho mais segurança para fazer minhas compras online com ele.

Apesar da popularidade crescente deste meio de pagamento, ainda existem muitas pessoas com várias dúvidas sobre o cartão de crédito virtual. Eu mesma não sabia direito qual a diferença dele com o cartão físico e ficava pensando se realmente vale a pena ter um.




Deste modo, pensando nisso, resolvi pesquisar mais sobre o cartão de crédito virtual e reuni, neste artigo, algumas informações que podem te ajudar se você tem dúvidas sobre este tipo de cartão.

Cartão De Credito Virtual
O Que É Um Cartão De Crédito Virtual: Veja Como Usar Facilmente

Como Funciona O Cartão De Crédito Virtual

O cartão de crédito virtual é uma opção desenvolvida principalmente para o usuário ter mais segurança e acessibilidade na realização de compras virtuais, até mesmo em sites e aplicativos estrangeiros.




Com o aumento das fraudes em sites, o cartão de crédito foi criado como uma alternativa mais segura para quem gosta de realizar compras online, assim como eu.

Com o cartão de crédito virtual, me sinto muito mais segura em comprar em sites de pequenas lojas que não são tão conhecidas, pois, sei que com ele, meus dados estão protegidos.

Entretanto, o cartão de crédito virtual só funciona para compras online e você precisa ter um cartão físico para solicitá-lo. O cartão virtual possui uma sequência de números diferentes do cartão físico, um código verificador próprio e uma senha.

O seu uso pode variar conforme a instituição ou sua solicitação, sendo possível utilizar o cartão de crédito virtual:

  • Em uma única transação;
  • pela escolha de valor gasto;
  • somente algumas horas;
  • por número de operações;
  • pelo tempo determinado pelo titular.

Geralmente, o limite do cartão de crédito virtual é compartilhado com seu limite do cartão físico. Ou seja, se você possui  800 reais de limite em seu cartão físico, mas gastou 200 reais em compras usando seu cartão de crédito virtual, o seu limite no cartão físico ficou em 600 reais.

Resumidamente, o cartão de crédito virtual é uma versão temporária de seu cartão convencional, ele terá o mesmo limite, mas com dados diferentes. Você também consegue parcelar suas compras no cartão virtual.

Para Que Serve O Cartão De Crédito Virtual

Basicamente, o cartão de crédito virtual serve para fazer compras online, em sites e aplicativos da internet, tanto nacionais como internacionais.

Você pode parcelar suas compras usando o cartão de crédito virtual, mas não pode pagar em débito.  Além disso, algumas opções de cartões virtuais, como, por exemplo, do banco Itáu, só podem ser utilizados em uma compra única ou em 48h.

Deste modo, não é recomendado utilizar o cartão de crédito virtual para compras de serviços de assinatura, pois, geralmente ele serve para uma única compra, mesmo que esta seja parcelada.

Entretanto, existem diferentes configurações disponíveis para o cartão de crédito virtual. No cartão de crédito virtual do Banco do Brasil, por exemplo, você pode escolher por quanto tempo quer seu cartão virtual ativo.

Além disso, também pode escolher o seu limite, desde que não ultrapasse o limite do cartão físico, também pode escolher quantas transações podem ser feitas e o valor máximo de cada uma delas. O titular pode desativar o cartão de crédito virtual quando quiser.

O cartão da Nubank é uma opção que pode ser utilizada até mesmo em serviços de assinatura, porque oferece um cartão de crédito virtual com números fixos, porém, diferentes do cartão físico.

Como Solicitar Um Cartão Virtual

Solicitar um cartão virtual é muito acessível. Se a instituição de seu cartão físico disponibiliza esse serviço, você pode fazer a solicitação através do aplicativo de seu cartão  ou pelo Internet Banking sempre que precisar de um, sem custo e ele fica pronto no mesmo momento.

Basta acessar o aplicativo de seu cartão e procurar pela opção CARTÃO VIRTUAL. Então, siga o passo a passo do app, normalmente, é bem intuitivo e então, seu cartão virtual será gerado gratuitamente e estará pronto para uso.

O limite de seu cartão virtual será o mesmo que seu cartão físico e a fatura virá com a do cartão tradicional também. Deste modo,  você centraliza suas contas em uma fatura somente, o que possibilita um maior controle dos gastos.

Abaixo, fiz um passo a passo genérico de como solicitar um cartão de crédito virtual, visto que existem algumas pequenas modificações, dependendo de cada instituição, cada aplicativo e cada cartão.

Passo a passo para solicitar um cartão de crédito virtual:

  1. Baixe o aplicativo de seu cartão de crédito físico;
  2. Faça o login no app de seu cartão de crédito;
  3. No menu, procure e clique na opção “CARTÃO VIRTUAL”;
  4. Escolha a opção “GERAR” no cartão desejado: temporário ou recorrente;
  5. Digite a senha de seu cartão de crédito físico;
  6. Seu cartão aparecerá está pronto para uso. 

Como Comprar Com Um Cartão De Crédito Virtual

Fazer uma compra usando o cartão de crédito virtual é igual ao pagamento com o cartão convencional.

No momento do pagamento, basta informar os dados do cartão de crédito virtual. Este valor será descontado de seu limite e irá para a fatura de seu cartão de crédito tradicional.

Dentre as formas de pagamento digital, tais como Pix, Ted e Qr Code, o cartão de crédito virtual é um dos mais usados, devido à sua semelhança ao pagamento que já é conhecido com o cartão de crédito físico.

Conforme pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e de Consumo (SBVC), 50% dos consumidores que ainda não usam o cartão de crédito virtual, pretendem fazer um, nos próximos 12 meses.

Cartão De Crédito Virtual Vale A Pena?

Considerando os dados acima, percebemos que muitas pessoas já estão optando pelo cartão de crédito virtual como forma de pagamento.

O cartão de crédito virtual é uma das melhores opções para realizar compras pela internet. Eu faço muitas compras online, afinal, eu gosto de pesquisar e encontrar produtos mais baratos e que não são possíveis de encontrar na minha cidade.

Deste modo, para mim, que compra em lojas online, certamente o cartão de crédito virtual vale a pena. Entretanto, se você é uma pessoa que só realiza compras presenciais, então esta não é a melhor opção de cartão para o seu caso.

Para esclarecermos melhor esta questão, você pode verificar a seguir, quais as vantagens e desvantagens de ter um cartão de crédito virtual.

Qual A Vantagem De Ter Um Cartão De Crédito Virtual?

Com certeza, uma das maiores vantagens do cartão virtual é a segurança para a realização de compras online e a proteção de dados de seu cartão tradicional. Mas, além dessa, ele possui outras vantagens, confira algumas abaixo:

Maior segurança

Certamente a maior vantagem do cartão de crédito virtual é a segurança ao realizar suas compras pela internet, visto que os dados de seu cartão físico ficam protegidos e você consegue desativar seu cartão virtual com apenas um clique.

Ativação acessível

Diferentemente do cartão tradicional, a ativação do cartão de crédito virtual é muito simples e prática. Basta realizar sua solicitação sem custo algum pelo app do cartão e você terá seu cartão virtual pronto para uso. Desse jeito mesmo, acessível e sem burocracia, sem assinar nada e nem falar com alguém.

Forma alternativa de pagamento

O cartão virtual funciona como um meio de pagamento alternativo caso você tenha algum problema com seu cartão físico. 

Desta forma, você consegue continuar realizando suas compras parceladas com o cartão de crédito virtual até resolver o problema de seu cartão tradicional.

Organização financeira

Com alguns arranjos e métodos é possível aumentar sua organização,  como, por exemplo, você pode criar um cartão virtual somente para gastos com serviços de ‘fast food’ e outros para serviços de assinatura.

Além de se organizar e saber exatamente sobre seus gastos, a fatura continuará sendo única, facilitando o pagamento.

Qual A Desvantagem De Ter Um Cartão De Crédito Virtual

Como nem tudo são flores, existem algumas desvantagens ao optar pelo cartão de crédito virtual. Porém, essas são menores que as vantagens. Dito isso, confira as maiores desvantagens a seguir:

Uso limitado em transações na internet

Esta é uma das maiores desvantagens do cartão de crédito virtual, ele só realiza compras pela internet, em sites e aplicativos. 

Você até pode comprar algo presencialmente, mas se a loja não tiver como oferecer o pagamento online não é possível pagar com o cartão virtual. Mesmo assim, muitas lojas estão se adaptando também para esta forma de pagamento.

Somente uma transação

Algumas instituições só permitem uma transação por cartão virtual e desta forma, você terá que solicitar um novo cartão para continuar utilizando-o.

Deste modo, compras recorrentes como serviços de assinaturas não podem ser realizadas com este tipo de cartão. Mas, verifique com sua instituição como funciona o cartão virtual, pois, neste caso, existem diferenças entre eles.

Diante disso, você pode considerar a começar utilizar o cartão de crédito virtual, visto que suas vantagens, acessibilidade e segurança são fatores convenientes em seu uso. Eu optei por fazer um e o utilizo frequentemente em minhas compras virtuais.

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui qualquer vínculo com a empresa que oferece o serviço, o que, por acaso, poderá ser citado no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.

Deixe um comentário