Pular para o conteúdo

Saiba Mais Sobre Cartão De Crédito Consignado Itaú E Outros

Preencha seus dados abaixo para saber mais sobre os cartões de crédito:

É comum ouvir falar em crédito consignado hoje em dia. E com tanta informação circulando, não é de se surpreender se você, cliente Itaú, tiver dúvidas sobre o cartão de crédito consignado Itaú.

Quando comecei a conhecer essa modalidade de crédito, eu também fiquei com muitas questões. Para evitar problemas e mal-entendidos, resolvi me informar, e agora venho aqui dividir com você tudo o que aprendi. E a primeira e mais importante questão é: afinal, o que é cartão de crédito consignado?

A resposta é a seguinte: esse é um tipo de cartão de crédito que é emitido para servidores públicos federais, estaduais, municipais, funcionários de empresas privadas conveniadas com instituições, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com menos de 75 anos.

Além de quem pode solicitar um cartão de crédito consignado, há outras características importantes: esse tipo de cartão não tem anuidade, e conta com desconto em folha de pagamento. Ou seja, todo mês o valor mínimo da fatura é automaticamente descontado na folha do servidor ou aposentado.

Como o cartão de crédito consignado faz desconto do valor mínimo direto na folha, esse tipo de cartão não exige consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou ao SERASA, e não é preciso comprovar renda mínima ou passar por análise de crédito antes de ser aprovado. Basta cumprir os requisitos.

Fora isso, os cartões de crédito consignados oferecem facilidades e funcionalidades idênticas às dos cartões de crédito comuns. Podem ser usados para transações em lojas online ou físicas no Brasil, e podem contar mesmo com funções para uso internacional mediante habilitação.

Há também outras vantagens, como o fato de que você paga a tarifa de emissão do cartão quando o solicita, e depois disso só paga o valor gasto nas faturas. As taxas de juros são bem mais baixas que as dos cartões comuns, o que facilita o uso do crédito rotativo caso você faça um gasto emergencial.

Gostou do que leu? Então continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber antes de fazer um cartão de crédito consignado Itaú!

Cartão De Crédito Consignado Itaú

Saiba Mais Sobre Cartão De Crédito Consignado

Cartão De Crédito Consignado Itaú: Como Funciona?

Até aqui eu falei sobre cartão de crédito consignado, mas há outra modalidade de crédito em modalidade de consignação no Brasil: o empréstimo consignado. E qual a diferença entre essas duas formas de crédito em consignação?

Primeiro, o cartão de crédito consignado é um meio de pagamento além de ser uma linha de crédito. Assim, ele pode ser usado para pagar compras em lojas físicas e pela internet, e ainda serve para fazer saques. O valor das compras é acumulado em uma fatura que chega para você na forma de um boleto.

O empréstimo consignado, por sua vez, é uma modalidade de crédito em que você recebe uma quantia em valor que pede como empréstimo, e em contrapartida se compromete a fazer o pagamento à instituição financeira de parcelas fixas mensais por um prazo determinado.

O limite de crédito solicitado em modalidade de consignação não pode ultrapassar um certo percentual do valor do seu salário líquido. Esse é um valor sobre o qual incorrem juros, que geralmente são menores que os atrelados a outros tipos de empréstimo.

Como se trata de crédito consignado, o pagamento da parcela mensal é descontado automaticamente da sua folha de pagamento. Caso você sofra demissão, a empresa ou órgão público em que você trabalha pode reter um percentual das verbas rescisórias para finalizar o pagamento da consignação.

É possível também pagar parte das parcelas mensais via boleto. Isso acontece em caso de demissão quando as verbas rescisórias não são suficientes para quitar o empréstimo, ou quando você decide antecipar os pagamentos. Nesse caso, basta solicitar o boleto de quitação antecipada à instituição financeira.

Além disso, vale lembrar que você recebe valor ao contratar o empréstimo consignado. Isso significa que o empréstimo não te dá novos meios de pagamento para usar, como no caso do cartão. Se você quiser usar o valor do empréstimo para pagar compras online, provavelmente vai precisar de cartões.

Agora que sabemos a diferença entre cartão de crédito consignado e empréstimo consignado, podemos perceber que, infelizmente, não existe cartão de crédito consignado Itaú. Caso os clientes do banco queiram crédito em modalidade consignação, vão precisar fazer um empréstimo consignado.

No entanto, pensando em atender às demandas de diversos perfis, o Itaú dispõe de várias opções diferentes de empréstimo consignado. Confira a seguir e veja qual a melhor para sua necessidade!

Quais Os Tipos De Empréstimo Consignado Do Itaú?

Quem procura fazer um cartão de crédito consignado Itaú infelizmente descobre rapidamente que não é possível. Mas isso não quer dizer que o Itaú não oferece crédito em consignação.

Há várias opções possíveis de empréstimo consignado Itaú, cada uma com requisitos e regras diferentes. Por isso, para saber qual se adequa melhor ao seu perfil, vale a pena conhecer cada um em detalhes.

Empréstimo Consignado Itaú

O primeiro tipo é o empréstimo consignado Itaú. Esse é o tipo de empréstimo consignado mais comum, é uma modalidade de empréstimo pessoal e está disponível para todos os funcionários públicos.

Nesse modelo, seguindo lei federal sobre o assunto, a margem de crédito consignável é de até 30% do seu salário líquido. Assim, todos os cálculos de valores de parcelas mensais e de taxas de juros serão feitos observado essa porcentagem máxima.

Isso significa que até o limite de 30% do valor do seu salário, você pode escolher quanto valor deseja pedir em empréstimo. Assim, você pode também calcular e definir o valor fixo das parcelas mensais que deseja que seja descontado de sua folha de pagamento.

Do mesmo modo, caso você seja desligado da instituição em que trabalha, o percentual máximo da verba rescisória líquida que pode ser retido para quitação do empréstimo é também de até 30% do valor total. Caso o empréstimo não seja quitado totalmente, o restante será cobrado via boleto.

Além disso, há algumas vantagens do empréstimo consignado sobre outras formas de empréstimo pessoal Itaú, como taxas de juros reduzidas e prazos flexíveis de até 90 dias para começar o pagamento.

Por fim, essa modalidade de empréstimo consignado pode ser simulada e contratada nos diferentes canais de atendimento Itaú. Isso pode ser feito pelo app, pelo site ou nas agências bancárias para quem prefere atendimento em pessoa ou via caixa eletrônico.

Empréstimo Consignado Para Colaboradores

Já o empréstimo consignado para colaboradores serve para você que é dono de empresa e deseja fazer convênio com o Itaú para oferecer empréstimo consignado para seus funcionários. É por essa modalidade que trabalhadores de empresas privadas podem contratar empréstimo consignado no Itaú.

Para os funcionários que desejarem contratar o empréstimo, o procedimento é idêntico ao do empréstimo consignado Itaú. Para a empresa, é necessário ter uma conta corrente no Itaú e estabelecer o convênio gratuito com o banco.

Vale lembrar que sua empresa não arca com nenhum pagamento pelo convênio. Ela só passa a ter a responsabilidade de reter e repassar ao Itaú os valores referentes às parcelas mensais dos trabalhadores que contratarem o empréstimo.

O empréstimo consignado para colaboradores oferece várias facilidades para a sua empresa. Para fazer o convênio, basta entrar em contato com seu gerente ou ir a uma agência do Itaú. Depois disso, qualquer dúvida ou necessidade pode ser resolvida pela central de atendimento exclusiva ao RH.

Do mesmo modo, todas as simulações e transações do empréstimo consignado para colaboradores podem ser feitas pela internet via Itaú Empresas ou pelo app. Mas se você preferir atendimento em pessoa, os profissionais nas agências poderão te oferecer o suporte necessário.

Para os trabalhadores, as facilidades e atrativos são idênticas ao empréstimo consignado Itaú, inclusive as taxas de juros reduzidas e os prazos flexíveis. Os limites máximos de empréstimo e dedução da folha de pagamento também são os mesmos. A aprovação do empréstimo está sujeita à análise de crédito.

Empréstimo Consignado INSS

O empréstimo consignado INSS é uma modalidade de empréstimo em consignação exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS com menos de 75 anos.

É uma opção que mantém todas as vantagens de praticidade no pagamento com desconto no benefício, juros reduzidos e prazos generosos do empréstimo consignado Itaú, mas muda o público-alvo. Outra vantagem desse empréstimo é o prazo de parcelamento estendido para quitação, de até 84 meses.

A facilidade para contratar se mantém: o empréstimo pode ser feito em agências com caixas eletrônicos ou atendimento em pessoa, pelo app Itaú ou pelo internet banking. Não é preciso nem mesmo ter conta corrente no banco, mas correntistas podem simular o empréstimo na internet para se informar.

Empréstimo Consignado Personnalité

O empréstimo consignado Personnalité é uma variação do empréstimo consignado Itaú. Continua mantendo as características básicas do empréstimo em consignação do banco, mas também agrega vantagens do Itaú Personnalité.

Com essa modalidade de empréstimo, você tem acesso a mais facilidades, como a possibilidade de ter atendimento personalizado com seu gerente nas agências Personnalité. Além disso, você não só tem os prazos flexíveis para pagar, ainda escolhe o dia do mês em que vencerão as parcelas mensais.

Cartão De Crédito Consignado Além Do Itaú

Mas se o que você desejava era um cartão de crédito Itaú, não pode ficar limitado ao banco, que não oferece esse tipo de cartão. Felizmente, em outros bancos há alternativas que vão além dos tipos de empréstimo consignado que o Itaú oferta.

Confira aqui as três melhores opções de cartão de crédito consignado disponíveis no país:

Cartão Consignado BMG

O cartão consignado BMG acumula todas as vantagens dos cartões de crédito consignados, como por exemplo:

  • Taxas de anuidade zero
  • Juros rotativos mais baixos que a média dos cartões de crédito comuns
  • Desconto do valor mínimo da fatura em sua folha de pagamento ou benefício
  • Possibilidade de uso para fazer compras

Mas além disso, ele é interessante porque oferece também atrativos como:

  • Boa acessibilidade já que não é preciso se sujeitar a comprovação prévia de renda
  • Limite de até 1,6 vezes o valor do seu salário ou benefício
  • Cobertura internacional para compras online e em lojas físicas
  • Vantagens da bandeira Mastercard, aceita na maioria dos estabelecimentos comerciais do Brasil e do mundo
  • Possibilidade de sacar em valor até 70% do valor do limite de crédito. Juros rotativos incidem sobre esse valor, com a taxa reduzida dos cartões de crédito consignado
  • Possibilidade de aderir a programa de cashback da BMG
  • Como não exige comprovação de renda mínima, consulta ao SPC ou ao SERASA, pode ser emitido para negativados
  • Oferece saques ilimitados nos caixas do Banco 24 Horas

Algumas das desvantagens do cartão consignado BMG são:

  • É necessário ter uma conta na BMG, então se você deseja solicitar esse cartão, precisará se registrar na financeira antes disso
  • A financeira cobra taxa sobre saque do limite
  • Há outros cartões que liberam limites de crédito mais altos
  • Outros cartões podem oferecer porcentagens maiores de saque em valor sobre o limite de crédito
  • É cobrada taxa de emissão do cartão

Assim, observando a lista de vantagens e desvantagens, o cartão consignado BMG pode ser uma boa opção para aposentados ou pensionistas que não querem fazer empréstimos, mas desejam ter um meio de pagar ou financiar em crédito suas compras.

Vale lembrar que, como um cartão de crédito consignado, o cartão consignado BMG é emitido exclusivamente para servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal, além de aposentados e pensionistas do INSS.

Por isso, outro bom perfil para solicitar o cartão consignado BMG é o de quem cumpre esses requisitos para emissão e já tem conta na financeira, pois o cartão permite centralizar as atividades em uma única instituição.

Se você já se encaixa no perfil do crédito consignado e já tem conta no BMG, para solicitar o cartão de crédito basta entrar no site do cartão.

Você vai precisar dos seguintes documentos: RG e CPF originais, comprovante de residência atual original, 2 últimos comprovantes de rendimento e 2 últimos extratos originais do crédito do salário.

No site do cartão, você precisará clicar em “Quero contratar o BMG Card” e preencher seus dados na janela pop-up. Depois, clique em “Solicitar BMG card” e finalize o processo. Outra opção é solicitar o cartão pelo telefone, no número 0800 770 1790.

Cartão Consignado Pan

O cartão consignado do banco Pan traz todos os benefícios dos cartões consignados, como desconto do valor mínimo da fatura na folha de pagamento, anuidade gratuita e juros rotativos mais baixos que a média dos cartões comuns, como fixado por lei.

Além de ser um meio de pagamento em si, há outros benefícios que fazem deste um dos mais populares cartões consignados do Brasil, como por exemplo:

  • Limite de crédito de até 2 vezes o valor do seu salário ou benefício
  • Limite de saque em valor de até 70% do limite de crédito. Sobre esse valor, incidem juros rotativos com a taxa reduzida do cartão
  • Cobertura internacional para compras em lojas físicas e online
  • Os benefícios da bandeira Visa, uma das mais popularmente aceitas para o pagamento de serviços e compras em lojas
  • Processo simplificado de emissão pelo site do banco Pan
  • Está disponível para negativados

Algumas das desvantagens do cartão consignado Pan são:

  • Necessidade de se submeter à comprovação de renda mínima
  • Alguns cartões podem ofertar limites de saque em valor maiores que 70% do limite de crédito
  • Não oferece vantagens como programas de cashback
  • Apesar de estar disponível para negativados, a comprovação de renda mínima pode dificultar o acesso ao cartão

Não devemos esquecer que o cartão consignado Pan segue a regra dos demais cartões de crédito consignados sobre quem pode solicitá-lo. Ele só é emitido para servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal, além de aposentados e pensionistas do INSS.

Assim, um perfil ideal para solicitar esse cartão é o de quem deseja parcelar compras de menor valor ao mesmo tempo que evita se endividar exageradamente, já que o limite de crédito não ultrapassa muito o valor do salário ou benefício.

Você pode solicitar o cartão de crédito consignado Pan no site oficial do banco. Após acessar o site, basta clicar em “simular agora” e preencher os dados solicitados. Depois, clique em “Simular”, confira se a simulação do seu limite atende às suas demandas, e se sim, clique em “contratar”.

Depois disso, você terá que fazer o cadastro mais detalhado, com dados que comprovam sua situação empregatícia ou como aposentado ou pensionista do INSS. Ao terminar, clique em “Prosseguir”, e o cartão será enviado diretamente à sua residência.

Cartão Consignado Caixa Simples

O cartão consignado Caixa Simples é emitido pela Caixa Econômica Federal. Como se trata de uma empresa estatal, há algumas vantagens que a Caixa pode oferecer que se diferenciam dos concorrentes privados.

Como qualquer cartão de crédito consignado, oferece as vantagens usuais. Entre elas estão o desconto do valor mínimo diretamente na folha de pagamento, taxa de juros rotativos reduzida em comparação a cartões comuns e anuidade gratuita.

Algumas das vantagens do cartão Caixa Simples são:

  • Não faz consulta ao SPC ou ao SERASA, por isso é ideal para negativados
  • Oferece serviço gratuito de pequenos reparos domésticos, que pode ser acionado até três vezes ao ano
  • Vantagens da bandeira Elo, como a possibilidade de adesão ao programa Clube Elo Mania, que oferece descontos para a compra de produtos ou pagamento de serviços, ou as vantagens da plataforma Elo Flex
  • O desconto na folha de pagamento é de somente 5% do valor do benefício do INSS
  • Oferece cobertura internacional para compras em lojas físicas ou online no Brasil e no mundo
  • Oferece a possibilidade de saque em valor com limite de até 70% do limite de crédito, mediante solicitação. Vale lembrar que incidem juros rotativos diários sobre esse valor

Algumas das desvantagens do cartão de crédito consignado Caixa Simples são:

  • Tem um perfil mais restrito, sendo voltado somente para aposentados ou pensionistas do INSS com menos de 75 anos
  • Cobra-se taxa de emissão do cartão
  • Exige a comprovação de renda mínima de um salário mínimo, o que pode dificultar o acesso ao cartão para alguns
  • A bandeira Elo ainda não é tão aceita quanto outras mais populares, embora isso venha mudando nos últimos anos
  • Não é possível solicitar o cartão pela internet, somente presencialmente ou via Whatsapp
  • Outros cartões podem oferecer maior limite de saque em valor relativo ao limite de crédito

Apesar da restrição do público-alvo, o cartão de crédito consignado Caixa Simples é interessante justamente pelas vantagens que oferece ao perfil de usuário que deseja atingir. O serviço de reparos domésticos gratuito três vezes ao ano, por exemplo, pode ser uma grande ajuda.

Os demais benefícios ajudam a complementar as vantagens para o perfil dos aposentados e pensionistas do INSS. É o caso do saque em valor com juros rotativos reduzidos, por exemplo, já que esse valor pode ser usado para pagar dívidas com taxas de juros mais altas.

Para solicitar o cartão de crédito consignado Caixa Simples, você deve ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e buscar o atendimento em caixas eletrônicos ou em pessoa no balcão.

Caso não deseje atendimento presencial nem queira sair de casa, você pode contratar o cartão pelo atendimento via Whatsapp, no número 0800 726 01 04 – Atendimento Pessoa Física. O número está disponível de segunda à sexta feira, nos horários entre 10h às 16h no horário de Brasília, exceto em feriados.

Para seguir com o processo de solicitação, você deve ter em mãos os seguintes documentos: RG e CPF originais, comprovante de residência atual original e o extrato original e atual do crédito do benefício do INSS.

Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo consignado e cartão de crédito consignado Itaú, siga o blog da 2segundosweb.com e fique sempre informado com várias dicas sobre o assunto!

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.