Cartão De Crédito Caixa Simples: Veja Como Funciona E Saiba Como Fazer

Por muitas vezes meus pais receberam ligações oferecendo cartão de crédito consignado para aposentados. Como não fazia parte da minha realidade, resolvi pesquisar para orientá-los e vou aproveitar para compartilhar aqui com você o que aprendi sobre o cartão de crédito CAIXA Simples.




Neste artigo irei mostrar como funciona na Caixa Econômica o cartão de crédito Simples para aposentado, como habilitar o cartão de crédito CAIXA Simples. Por fim, ajudarei você a entender a fatura do cartão CAIXA Simples.

O cartão de crédito consignado é um cartão do qual o valor mínimo da fatura é descontado mensalmente direto na folha de pagamento. É especialmente desenvolvido para aposentados, pensionistas e servidores públicos. Ele é um meio de pagamento e funciona da mesma forma que um cartão de crédito comum.

6 Vantagens Cartão De Crédito CAIXA Simples

6 Vantagens Cartão De Crédito CAIXA Simples

O cartão de crédito CAIXA Simples permite descontar parte da fatura diretamente do seu salário ou pensão (margem de 5% do seu benefício). Além disso, você pode ter ainda até 70% do seu limite de crédito convertido em uma quantia na sua conta.




Essas são apenas duas das 6 vantagens do cartão de crédito CAIXA Simples consignado caixa:

  1. Anuidade zero;
  2. Taxa de juros mais em conta;
  3. Plataforma Elo Flex;
  4. Desconto de parte do valor da fatura diretamente do salário ou benefício;
  5. Possibilidade de transformar de 20% a 70% do limite em valor em conta;
  6. Não faz consulta a empresas de proteção ao crédito.

Como Funciona O Cartão De Crédito CAIXA Simples

O funcionamento de um cartão de crédito comum não é muito diferente de como funciona o cartão de crédito CAIXA Simples. Ambos podem ser utilizados para compras, saques e pagamentos. A diferença entre os dois está na consignação e nas taxas de juros.




O cartão de crédito CAIXA Simples permite ao aposentado, pensionista do INSS ou Servidor Público Federal, a possibilidade do desconto na folha de pagamento de parte do valor da fatura equivalente a cerca de 5% do seu benefício ou salário.

O cliente ainda tem a opção de solicitar a vantagem de transformar de 20% a 70% do limite de crédito em uma quantia na sua conta. Isso pode ser feito no ato de contratação do cartão de crédito CAIXA Simples, ou quando o cliente desejar. Basta entrar em contato com a gerência bancária onde você possui conta.

É mais uma opção para pagar outras dívidas, pois possui juros menores dos habituais. Como outros serviços bancários desse tipo, é importante lembrar que incide a cobrança de juros e IOF.

3 Perfis De Quem Pode Adquirir O Cartão De Crédito Simples Da Caixa

Vou falar agora sobre quem pode adquirir o cartão de crédito Simples da CAIXA. São dois perfis de clientes bem específicos.

O cartão Caixa Simples está disponível para aposentados ou pensionistas do INSS, Servidores Públicos Federais ativos e também aqueles aposentados ou pensionistas ligados ao Poder Executivo Federal.

Mas fique atento pois há uma restrição de idade. É preciso ter menos de 75 anos para contratar o cartão.

Cartão Caixa Simples Para Consignado

O cartão CAIXA Simples para consignado é considerado um tipo de concessão dada em através de um cartão de crédito. A diferença para um cartão tradicional é a forma de cobrança na fatura, com juros muito menores e a possibilidade de desconto direto na folha de pagamento.

Ou também podemos chamar de um cartão que debita automaticamente do seu holerite o valor mínimo da fatura. Você tem a comodidade e tranquilidade da consignação para quitar suas faturas.

Cartão CAIXA Simples Para Negativado

Uma das vantagens do cartão de crédito CAIXA Simples é que não existe burocracia, assim sendo, é possível solicitar o cartão CAIXA Simples para negativados.

Se você preencher os pré-requisitos para contratar o cartão CAIXA Simples consignado da Caixa Econômica Federal, respire aliviado(a) e saiba que não será preciso fazer consulta a empresas de proteção ao crédito.

Há somente uma ressalva, caso você tenha algum débito com a CAIXA. Neste caso, é preciso que seja regularizada essa dívida antes de solicitar cartão de crédito CAIXA Simples.

Cartão De Crédito Simples Da Caixa Econômica Para Aposentado

Aposentados pelo INSS ou aposentados ligados ao Poder Executivo Federal e Serviços Públicos com menos de 75 anos podem solicitar o cartão de crédito Simples da Caixa Econômica para aposentados.

Basta entrar em contato com as centrais de relacionamento da CAIXA, por telefone ou WhatsApp, conforme ensinarei logo mais abaixo. Depois de falar sobre o limite do cartão, ou se dirigir pessoalmente até uma das agências da Caixa Econômica Federal, com os documentos solicitados (também falarei sobre a lista de documentos adiante).

Limite Do Cartão Caixa Simples

O limite do cartão CAIXA Simples sofreu uma alteração. O limite máximo passou da base anterior, de 140%, para 160% do valor do benefício. Assim sendo, uma pessoa que recebe salário mínimo de R$1.100,00, tem direito de usar um limite de até R$1.760,00.

As taxas de juros também foram atualizadas e tiveram uma redução de 0,10%, indo de 2,80% para 2,70% ao mês.

3 Opções De Como Fazer Cartão De Crédito CAIXA Simples

Para saber como fazer cartão de crédito CAIXA Simples, preste atenção: Para fazer cartão de crédito caixa simples você pode ir até uma agência da CAIXA ou procurar um dos canais de autoatendimento.

Mas antes, confirme no RH de sua empresa se ela possui convênio com a CAIXA. Essa informação também pode ser obtida entrando em contato com a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, através do número 0800 726 8068.

No caso de Servidores Públicos, é preciso levar uma pré-autorização obtida pelo portal SIGEPE à Caixa.

Confirmando que existe o convênio com a CAIXA, existem três opções para fazer a solicitação de contratação do cartão de crédito CAIXA Simples:

  1. Internet Banking ou o Aplicativo CAIXA: É preciso que você já tenha uma conta na Caixa Econômica Federal;
  2. Correspondente CAIXA Aqui Negocial: Uma empresa contratada e autorizada a prestar serviços da Caixa para a comunidade;
  3. Pessoalmente: Basta ir até uma agência da CAIXA ou nos canais de autoatendimento.

Aposentados e pensionistas conseguem realizar a contratação do cartão de crédito CAIXA Simples diretamente nos caixas eletrônicos do banco.

Os aposentados e pensionistas do INSS, ou os servidores ativos, aposentados ou pensionistas ligados ao Poder Executivo Federal que já são clientes da CAIXA podem enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o número 0800 726 0104.

O atendimento funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto nos feriados.

O site da CAIXA orienta a respeito desse contato pelo WhatsApp no número 0800 para solicitar o cartão. Porém, quando tentei entrar em contato por WhatsApp, meu aplicativo não localizou o usuário. Sugiro que, caso também aconteça com você, ligue no número de telefone da Central de Atendimento da Caixa, o 0800 726 8068.

Aqueles que não são clientes CAIXA devem procurar uma das agências do banco, levando em mãos os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência em seu nome;
  • Extrato de benefícios ou folha de pagamento.

Como Habilitar Cartão De Crédito CAIXA Simples

O modo de como habilitar cartão de crédito CAIXA Simples é exatamente o mesmo de outros cartões.

Você pode ir a uma agência da CAIXA e habilitar, mas pode também ligar na Central de Atendimento dos cartões de crédito CAIXA, através do número 4004 0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 104 0104 para as demais localidades.

Caso já seja cliente e consiga entrar no Internet Banking da CAIXA, entre no site para fazer a liberação por lá. Também é possível usar o aplicativo Cartões CAIXA instalado em seu aparelho de telefone celular. Basta cadastrar o cartão lá que a habilitação é feita automaticamente.

Fatura Do Cartão CAIXA Simples

Agora você vai entender a fatura do cartão CAIXA Simples. Como todo cartão, os gastos são consolidados em uma fatura mensal com um valor total referente à soma de cada gasto daquele período.

Na fatura poderá ser observado se consta o lançamento do pagamento consignado, referente a margem de 5% já explicada anteriormente neste mesmo artigo. Caso não apareça, sinal de que não houve o repasse e esse valor deverá ser pago para não ficar inadimplente.

Abaixo coloco as imagens da fatura para explicar com mais detalhes:

Fatura Do Cartão CAIXA Simples (Fonte: captura de tela do site oficial da Caixa Econômica Federal).

Entenda o que significa cada número da imagem:

  1. São informações como a data de vencimento, valor da fatura e limites usados.
  2. Você consegue ver as opções de pagamento disponíveis para você: total, mínimo e parcelado;
  3. Aqui você confere suas opções caso queira fazer o parcelamento da fatura. Você analisa os número das parcelas, valores e total com juros;
  4. Aqui é possível observar despesas futuras e ler dicas de promoções e benefícios;
Fatura Do Cartão CAIXA Simples (Fonte: Captura De Tela Do Site Oficial da Caixa Econômica Federal).
  1. Aqui você pode ver o seu padrão de compras. O gráfico indica a data mais eficiente para compras, bem como o saldo para a próxima fatura;
  2. Nesta área ficam informações sobre cada compras, incluindo compras parceladas, estornos etc;
  3. Esta é uma tabela com os percentuais referentes a diferentes taxas e tarifas.

O pagamento da fatura poderá ser feito no valor integral. Para isso, basta descontar o valor já descontado de forma automática através da consignação do valor total e pagar a diferença.

Se sua opção for pelo pagamento do valor mínimo, observe se esse valor já foi descontado do benefício. Caso não tenha sido, é preciso realizar o pagamento mínimo. Também é possível pagar um valor parcial entre o mínimo e o total. Neste caso, o valor restante será incluso na próxima fatura com os devidos juros.

Sua fatura do cartão de crédito CAIXA Simples é digital e será enviada sempre para o e-mail cadastrado junto ao banco. É possível consultar a fatura pelo Internet Banking e pelo aplicativo Cartões CAIXA.

O pagamento da fatura do CAIXA Simples pode ser realizado também no Internet Banking, nas lotéricas e terminais de autoatendimento.

2ª Via Da Fatura Do Cartão De Crédito Caixa Simples: Veja 3 Formas De Solicitar

Existem três formas de conseguir uma 2ª via da fatura do cartão de crédito CAIXA Simples, conforme explicarei abaixo:

  • Solicitar a 2ª Vida Da Fatura Do Cartão Caixa Simples Pelo App Cartões CAIXA:
  1. Abra o aplicativo instalado em seu smartphone;
  2. Faça o login digitando seu usuário e senha;
  3. Entre na aba Faturas;
  4. Dentro das Faturas, clique em Segunda via da fatura.

É possível visualizar e baixar a segunda via da fatura. Você pode ainda enviar para seu e-mail, caso prefira.

  • Solicitar a 2ª Vida Da Fatura Do Cartão Caixa Simples Pelo Internet Banking:
  1. Entre no site da CAIXA;
  2. Faça login na caixa cinza de Já sou usuário do Internet Banking CAIXA;
    2ª Via Da Fatura Do Cartão De Crédito Caixa Simples: Veja 3 Formas De Solicitar (Fonte: Captura De Tela Do Site oficial Da Caixa Econômica Federal ).
  3. Caso não tenha cadastro, clique no botão laranja no quadro Cadastre-se;
  4. Vá para o menu Cartões;
    2ª Via Da Fatura Do Cartão De Crédito Caixa Simples: Veja 3 Formas De Solicitar (Fonte: Captura De Tela Do Site oficial Da Caixa Econômica Federal ).
  5. Clique na opção Fatura, primeira opção da seção Cartão de Crédito;
    2ª Via Da Fatura Do Cartão De Crédito Caixa Simples: Veja 3 Formas De Solicitar (Fonte: Captura De Tela Do Site oficial Da Caixa Econômica Federal ).
  6. Solicite a segunda via.
  • Solicitar a 2ª Vida Da Fatura Do Cartão Caixa Simples Pelo Telefone:

Também é possível solicitar a segunda via da fatura do seu cartão de crédito CAIXA Simples através do telefone. Basta ligar no número 0800 726 0101 ou 0800 882 2492, para pessoas com deficiência auditiva. A segunda via da fatura será enviada para o seu e-mail.

Espero ter ajudado você a entender mais sobre o cartão de crédito CAIXA Simples. Se você está interessado em contratar um cartão de crédito, não deixe de olhar aqui no site outros artigos sobre esse tema.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possuo vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, porventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

Deixe um comentário