Cancelar Compra Mercado Livre Cartão De Crédito: Veja Como Fazer

Quando eu pesquiso algum produto na internet, sempre aparecem opções dele no Mercado Livre. Aliás, já fiz compras no Mercado Livre, tanto em função do bom preço como pelo fato da entrega ágil. Inclusive, comprei um presente para minha filha que chegou no dia seguinte à compra. Eu nem acreditei.




Porém, também já aconteceu comigo de ter comprado duas camisetas pretas que iria usar em um evento do meu trabalho, mas os dias do evento foram cancelados. Como eu não precisava mais das camisetas, queria cancelar compra Mercado Livre cartão de crédito.

De uns anos para cá, o Mercado Livre fez alterações na sua forma de atendimento. Antes, o foco estava na venda dos produtos. Mas depois, aliado a isso, também veio um melhor tratamento aos clientes, como por exemplo com a distribuição de cupons de desconto.

Outro item que evoluiu nas compras feitas pelo Mercado Livre são as opções de pagamento. Antes, eram mais restritas, com poucas opções de parcelamento. De alguns anos para cá, novas modalidades de pagamento foram adicionadas, como o parcelamento maior no cartão de crédito.




E também melhorou muito no Mercado Livre o relacionamento dos vendedores com os clientes. Isso porque os desejos dos clientes passaram a ter uma maior atenção. O cancelamento de compras, por motivos diversos, é um desses itens que melhorou muito.

Cancelar Compra Mercado Livre Cartão De Crédito
Cancelar Compra Mercado Livre Cartão De Crédito: Veja Como Fazer

Achei que teria problemas para devolver as duas camisetas pretas. Afinal de contas, apesar de eu não ter experimentado, elas vieram no tamanho que eu solicitei. Então, o que eu precisava era apenas devolvê-las, sem nenhum motivo específico, como produto com defeito ou produto errado.

Então fui pesquisar como cancelar compra Mercado Livre cartão de crédito. Descobri que a política da empresa está bem atualizada, e que o usuário pode, sim, cancelar uma compra, e o procedimento é simples de ser realizado. Vou te falar como funciona esse passo a passo.

Importante você saber que, para ter uma compra cancelada e ter o estorno do valor dela por completo, é necessário seguir alguns critérios. O principal é que o produto esteja em perfeito estado de conservação, não podendo faltar nada dele. Ou seja, tem que ser devolvido da mesma maneira que você recebeu.

Se for algo eletrônico, por exemplo, não pode fazer a devolução faltando uma peça que seja. Tem que estar completo.

Por isso, para que você não tenha dor de cabeça e possa cancelar compra Mercado Livre cartão de crédito, acompanhe nos tópicos a seguir o procedimento com o passo a passo para você realizar a sua devolução.

Como Fazer Uma Reclamação

Mesmo que a experiência da sua compra tenha sido positiva, podem acontecer alguns problemas depois de concluído o pedido de um determinado produto. Por exemplo: a entrega pode atrasar, ou mesmo o produto vir com defeito. E, nessa hora, é necessário fazer uma reclamação com o vendedor.




Qualquer problema que você tenha com o produto adquirido deve ser relatado ao vendedor do Mercado Livre. Dessa forma, você garante a solução para o seu problema, dentro dos prazos estabelecidos. Por isso, vou te mostrar agora como fazer uma reclamação no Mercado Livre.

Para registrar sua reclamação, você pode acessar o site do Mercado Livre, ou então utilizar seu celular com sistema Android ou iOS para fazer o registro. Pelo Smartphone, você consegue baixar o app Mercado Livre na sua loja de aplicativos.

Cancelar Compra Mercado Livre Cartão De Crédito
Como Fazer Uma Reclamação (Fonte: Captura De Tela Mercado Livre)

Importante você saber que o próprio Mercado Livre permite fazer uma reclamação, que vai seguir para análise.

O primeiro critério para fazer uma reclamação no Mercado Livre é que a compra tenha sido feita há no máximo 2 meses. Isso tanto para contestar um produto quanto para algum pagamento. Vamos então ao passo a passo de como esse procedimento deve ser realizado:

  1. Entre no site ou no app do Mercado Livre
  2. Acesse a aba “Compras”
  3. Depois, clique para abrir o seu histórico de compras
  4. Escolha a compra sobre a qual irá fazer uma reclamação
  5. Clique no ícone com aqueles três pontinhos e depois em “Preciso de ajuda”
  6. Na sequência, selecione “Ajuda com a compra”
  7. Depois, escolha se você quer ajuda com o produto ou com o pagamento dele
  8. Na próxima tela, o Mercado Livre vai informar as opções disponíveis para acionar o suporte da plataforma. Portanto, escolha aquela que tiver mais relacionada com a sua reclamação
  9. Se o seu caso for um produto, você pode escolher entre devolver ou trocar o produto comprado
  10. Depois que você fez a escolha do motivo da reclamação, o Mercado Livre traz as opções de contato para você fazer uma reclamação: e-mail, ligação telefônica ou pelo WhatsApp
  11. Em seguida, o Mercado Livre trará as instruções que você deve seguir para relatar a sua reclamação

Para fazer uma reclamação, o Mercado Livre recomenda que você forneça todos os detalhes necessários, como, por exemplo, fotos. Principalmente se for o caso de haver discordância entre o produto que foi entregue e o conteúdo que está sendo anunciado.

Como Cancelar Uma Compra No Mercado Livre Feita No Cartão

Meu irmão sempre usou o Mercado Livre, muito antes de mim. Ele gosta de videogame, então tudo que ele achava dos jogos preferidos, guardava dinheiro para, então, fazer a compra. Com a experiência que ele tem, fui perguntar como cancelar uma compra no Mercado Livre feita no cartão.

Tinha comprado um par de patins que minha filha pediu como presente de Natal. Porém, depois que eu fiz o pedido do personagem que ela queria, ela mudou de ideia! Fiquei bravo, mas não podia falar pra ela, que ainda acredita no Papai Noel.

Então, eu precisava saber como cancelar uma compra no Mercado Livre feita no cartão, pois o vendedor com quem comprei não tinha a outra personagem que minha filha queria. Falei com meu irmão, e ele me explicou sobre o Programa “Compra Garantida” do Mercado Livre.

Cancelar Compra Mercado Livre Cartão De Crédito
Como Cancelar Uma Compra No Mercado Livre Feita No Cartão (Fonte: Site Mercado Livre )

Não sabia que o Mercado Livre tinha esse programa. Ele funciona assim: trata-se de uma proteção ao seu dinheiro, ou seja, ao valor que você usou para uma determinada compra. São 28 dias de cobertura que o Mercado Livre garante, a partir da data da compra.

Isso significa que, caso aconteça do seu produto não chegar, ou se o produto apresentar qualquer problema, o Mercado Livre devolve o valor total da compra. Essa situação também vale para o caso do cliente se arrepender da compra e quiser devolver o produto adquirido.

O slogan do Programa “Compra Garantida”, afirma o Mercado Livre, é para que você “compre sem limites, nós cuidamos de você”. Mas atenção: isso não significa que você pode sair comprando de tudo sem ter dinheiro.

Pelo contrário: a garantia é ter o valor de volta se acontecer algum problema com o produto, daquilo que você já pagou. Importante você saber que, dependendo do produto, você tem prazo estipulado de 7 ou 30 dias, que são contados a partir da data de recebimento.

O mecanismo do Programa “Compra Garantida” é intermediado pelo Mercado Livre. É feito dessa maneira: o cliente faz sua reclamação, contando o que aconteceu; depois, o Mercado Livre informa o ocorrido ao vendedor, que precisa resolver a situação.

De acordo com o Mercado Livre, a equipe do Programa “Compra Garantida” vai intervir para que a sua reclamação seja solucionada o mais breve possível, dentro dos prazos informados. Por isso, você deve saber como cancelar uma compra no Mercado Livre feita no cartão.

Agora vou trazer a você o passo a passo para fazer o cancelamento de uma compra feita no Mercado Livre com o cartão de crédito. Você também vai saber quais as regras para realizar esse procedimento, para receber o valor integral da compra. Acompanhe a seguir.

O processo para cancelar uma compra no Mercado Livre feita no cartão é simples. Você pode fazer tanto pelo site como pelo aplicativo do Mercado Livre. 

As compras que foram pagas pelo Mercado Pago estão incluídas no Programa “Compra Garantida”. Portanto, nesse caso, se você pedir o cancelamento, será reembolsado com o valor total da compra.

Nesse caso citado logo acima, podem ser produtos que: 1) Apresentaram defeito; 2) Foram extraviados; ou 3) São diferentes do que tinha sido anunciado pelo vendedor.

Além dessas situações, existe mais uma: o cliente tem a seu favor o prazo de 10 dias para se arrepender da compra. Ou seja, nesse caso, basta o cliente, dentro do prazo estabelecido, simplesmente dizer que não quer mais, e o valor será devolvido mediante a devolução integral do produto.

Portanto, para saber como cancelar uma compra no Mercado Livre feita no cartão, você vai adotar o seguinte procedimento:

  1. Primeiro, entre na conta do Mercado Livre (pode ser pelo site ou pelo aplicativo)
  2. Depois, vá para a seção “Compras”
  3. Em seguida, localize a compra que deseja devolver e clique nos 3 pontinhos
  4. Clique na opção “Tenho um problema”
  5. Na tela seguinte, escolha entre as opções o motivo da devolução
  6. Se ainda estiver dentro do prazo, você consegue escolher a opção “Quero cancelar a compra”
  7. Se você já recebeu o produto, você deve clicar na opção “Quero devolver ou trocar”
  8. Porém, se desejar cancelar, deve escolher entre receber o valor de volta ou trocar o produto, se for o caso
  9. Em seguida, clique em “Iniciar reclamação” e responda o que é solicitado

Feito isso, você tem a oportunidade de negociar com o vendedor, para juntos decidirem a solução para o seu caso. Toda essa negociação é mediada pelo Mercado Livre. Ou seja, se não houver acordo, o Mercado Livre toma providências conforme descrito em “Termos e condições gerais de uso do site”.

Importante você saber quais são os prazos para atender as reclamações mais comuns. Saiba todos os prazos e procedimentos:

  • 60 dias corridos: para iniciar uma reclamação conforme a data em que foi aprovado o pagamento
  • 10 dias: a partir do recebimento do produto, se for o caso de arrependimento da compra. Nesse caso, é o vendedor que terá de pagar os custos de devolução, como o frete, por exemplo
  • 10 dias: para produtos ainda não enviados, a partir da identificação do pagamento

Uma informação importante: no primeiro caso descrito logo acima, depois que passaram os 60 dias, não é mais possível fazer qualquer tipo de reclamação.

Em todas as situações citadas acima, para o cliente ter o direito à devolução do valor da compra, é imprescindível que o produto seja devolvido no seu perfeito estado. Ou seja, isso significa que não pode faltar nada e nem mesmo estar quebrado, e também devolver tudo na embalagem original.

Reembolso Mercado Livre Cartão De Crédito: Como Pedir

Para conseguir o reembolso Mercado Livre cartão de crédito, não é demorado e nem existe uma burocracia grande. Basta fazer o pedido, dentro das regras estabelecidas pelo Mercado Livre, que você garante o seu reembolso total.

De acordo com o Mercado Livre, o reembolso é concedido nos casos em que a encomenda tiver sido extraviada. E também para os casos em que o produto não corresponda ao anúncio. Além disso, existe ainda a possibilidade do arrependimento da compra, no prazo de 10 dias da sua efetivação.

Então, para que você entenda melhor como fazer o pedido, vamos agora saber como funciona o reembolso Mercado Livre cartão de crédito: como pedir.

A primeira questão é com relação ao prazo. Afinal de contas, você quer saber quando vai receber o dinheiro de volta da compra que foi cancelada. Então, após o efetivo cancelamento, o prazo do reembolso vai depender do meio de pagamento que você realizou.

De acordo com o Mercado Livre, a prioridade é fazer o reembolso para o cliente no mesmo meio de pagamento que você usou no momento da compra. Essa é a regra para a grande maioria dos casos.

Porém, em algumas situações, o Mercado Livre informa que oferece o reembolso no Mercado Pago, em vez do meio original de pagamento. Esse é o caso dos clientes que pagam com o cartão de crédito: e isso é feito para que você receba logo o dinheiro, em vez de ficar esperando.

Para você ter um entendimento melhor dos tipos de pagamento e dos prazos, o Mercado Livre disponibiliza essa tabela:

Cancelar Compra Mercado Livre Cartão De Crédito
Reembolso Mercado Livre Cartão De Crédito: Como Pedir (Fonte: Site Mercado Livre)

Então, para que você saiba os prazos de reembolso Mercado Livre cartão de crédito: como pedir, a maioria deles é imediato, se você pagou com dinheiro no Mercado Pago, boleto, cartão de crédito e PIX.

Somente o cartão de crédito pode apresentar um prazo diferente: entre 2 e 9 dias, pois nesse caso vai depender do banco emissor do seu cartão de crédito.

Portanto, para você saber como pedir o reembolso do que foi comprado no cartão de crédito pelo Mercado Livre, acompanhe agora o passo a passo que preparei:

Para devolver um produto, encontre a opção “Devolver grátis” no menu da compra que você fez e não quer mais. Siga as etapas solicitadas pelo site ou app, dependendo do meio que você está usando para fazer o pedido.

O Mercado Livre vai fornecer um código de devolução, para você enviar o produto de volta. Também existe a opção de falar diretamente com o vendedor, por meio de mensagem dentro do Mercado Livre.

Combinada a devolução, você precisa fazer o pacote para que seja enviado de volta. É importante que o produto devolvido vá nas mesmas condições em que chegou para você. Qualquer diferença poderá trazer problemas em relação ao reembolso total do valor da compra.

A melhor opção para o reembolso é devolver na embalagem original. Importante: você precisa escrever o código de devolução no pacote que você preparou para levar aos Correios, ou então para que a transportadora retire em seu endereço.

De acordo com o Mercado Livre, o reembolso é feito em até 3 dias úteis depois que o produto devolvido chegar no local determinado. Depois do reembolso finalizado, você consegue ver os detalhes na sua conta: valor, local e data de crédito do reembolso.

Importante você saber que, caso queira desistir de fazer a devolução e ficar com o produto, isso é possível. Ou ainda: se quiser cancelar a devolução, mas depois realmente quiser devolver, e estiver dentro do prazo, também é possível.

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.

Deixe um comentário